Piaui em Pauta

-
-
A Sessão Solene aconteceu na sede do Conselho, localizada na rua Tibério Nunes,

Empossados membros do Conselho Superior da DPE-PI para o Biênio 2013/2015

Publicada em 19 de Agosto de 2013 �s 14h30


O defensor público geral em exercício Francisco de Jesus Barbosa - presidente do Conselho Superior da Defensoria Pública em exercício - deu posse na manhã desta segunda-feira (19), aos novos membros do Colegiado, eleitos para o Biênio 2013/2015. A Sessão Solene aconteceu na sede do Conselho, localizada na rua Tibério Nunes, 222, bairro Ilhotas.

Foram empossados como conselheiros titulares os defensores públicos  Adriano Moreti Batista, Igo Castelo Branco de Sampaio, Sara Maria Araújo Melo, Verônica Acioly de Vasconcelos e Humberto Brito Rodrigues, sendo os três últimos reconduzidos aos seus respectivos cargos para essa nova gestão. Também foram empossados na condição de conselheiros suplentes os defensores públicos Reginaldo Correia Moreira, Ulisses Brasil Lustosa e Wendel Damasceno Sousa.

O Conselho conta ainda como membros natos com os defensores públicos  Norma Brandão de Lavenère, defensora pública geral e presidente do Colegiado; Francisco de Jesus Barbosa, subdefensor público geral e  Alzira Mota e Bona Soares, corregedora geral.

Durante a solenidade, Barbosa deu as boas-vindas aos novos conselheiros, enaltecendo as conquistas e ganhos obtidos pelo Colegiado a partir da atuação comprometida de cada um dos seus integrantes. O presidente disse esperar esse mesmo comprometimento da nova gestão. “Esse é um momento muito importante não só para o Conselho, mas para toda a Defensoria Pública, que assim se encontra respaldada para seus atos institucionais”, declarou.

Presente à sessão solene, o presidente da Associação Piauiense dos Defensores Públicos (Apidep), Arilson Malaquias também felicitou a nova composição do Colegiado e destacou o respeito que o mesmo sempre dispensou à Associação. “O Conselho é fruto da democracia e a Associação sempre contou com o respeito do mesmo. Nosso propósito sempre foi contribuir e o Conselho vem, a passos largos, sendo empoderado institucionalmente”, disse.

Assumindo pela primeira vez uma cadeira no Conselho Superior o defensor público Adriano Moreti afirmou que, ao se candidatar, teve a intenção de contribuir de forma profícua para a atuação do mesmo, além de legitimar a representatividade dos defensores públicos com atuação no interior do Estado. “Prezo a cordialidade, o respeito e companheirismo e acredito que, se quisermos implantar uma autonomia vencendo adversidades políticas, o nosso grande aliado sempre será o povo”, afirmou.

O defensor público Igo Castelo Branco, também empossado na manhã desta segunda-feira, saudou os membros anteriores do CSDP na pessoa do defensor público João Castelo Branco Vasconcelos Neto e destacou os avanços alcançados. “O Conselho conseguiu avanços na apreciação das temáticas e na discussão de pautas históricas para a Defensoria. Novos desafios virão e precisamos estar preparados para esse novo perfil da Instituição”, pontuou.

Os defensores públicos Humberto Rodrigues e Sara Melo também se manifestaram dando as boas vindas aos novos conselheiros.  Sara Melo destacou o papel desempenhado pela defensora pública geral, Norma Lavenére no empoderamento do Colegiado, ao trazer para a deliberação do mesmo questões que poderiam ser apenas da competência do cargo por ela ocupado. “A conduta da defensora geral foi fundamental para esse reconhecimento do Colegiado, o meu desejo é que possamos crescer organizadamente contribuindo cada vez mais para o engrandecimento da Instituição”, afirmou.

O defensor público Humberto Rodrigues, mencionou o trabalho desempenhado ao longo da última gestão,  pondo à disposição o cargo de secretário geral do Conselho, ao qual foi imediatamente reconduzido pelo presidente em Exercício do Colegiado, a partir do consenso entre todos os presentes. A final da Sessão Solene o presidente do Conselho, defensor público geral em exercício, Francisco de Jesus Barbosa comunicou aos conselheiros que aguardem a convocação para a primeira reunião do Colegiado com a nova composição.         



» Siga-nos no Twitter

Tags:

Fonte: Governo do Estado �|� Publicado por:
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FIEPI
Publicidade FSA