Piaui em Pauta

-
-
Enem será aplicado em 17 e 24

Enem será aplicado em 17 e 24 de janeiro de 2021, anuncia MEC.

Publicada em 08 de Julho de 2020 �s 22h27


BRASÍLIA. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020 será aplicado em 17 e 24 de janeiro de 2021. O Ministério da Educação (MEC) anunciou a data das provas em coletiva de imprensa nesta quarta-feira. Esse é o cronograma da edição impressa. Já o Enem digital, feito em forma de projeto-piloto neste ano, será em 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Os resultados estão previstos para sair até 29 de março. Antes de definir as novas datas, o MEC fez uma enquete com os candidatos, mas não seguiu o resultado. A maioria dos estudantes escolheu que o Enem fosse realizado em maio de 2021.

» Siga-nos no Twitter

O cronograma original, mantido pela pasta até meados de maio, mesmo com o avanço do novo coronavírus pelo Brasil, era para aplicar o Enem impresso em 1° e 8 de novembro deste ano. A versão digital da prova seria feita em 11 e 18 de outubro. A paralisação das escolas - além de pressões do Congresso, de secretarias estaduais de Educação e da sociedade - levou a pasta a adiar o exame.

Antonio Vogel, secretário-executivo do MEC que está como ministro interino da pasta, afirmou que a escolha da nova data levou em conta questões técnicas, ouvindo secretarias estaduais de educação e instituições de ensino superior privadas e públicas.

— Não é uma decisão perfeita e maravilhosa para todos. Então buscamos uma solução técnica e tentando ver a data que melhor se adequa para todos—afirma o ministro.

Vogel afirmou que aplicar o Enem em maio, data colocada pelo MEC na enquete com os candidatos e que foi a vencedora de votos entre as outras duas opções, levaria à perda do primeiro semestre do ano que vem. Isso porque dependem da nota do Enem várias seleções que ocorrem em momentos distintos na seguinte ordem: o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), de acesso a universidades públicas; o Programa Universidade para Todos (ProUni), de bolsas em instituições privadas a alunos carentes; e o crédito estudantil por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Tags: Enem será aplicado - Enem será aplicado

Fonte: globo �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FIEPI
Publicidade FSA