Piaui em Pauta

-
-
Os cursos são escolhidos de acordo com o arranjo produtivo da região

Ensino Agrotécnico contribui para o desenvolvimento

Publicada em 20 de Dezembro de 2013 �s 12h53


Com o objetivo de capacitar os jovens para o mercado de trabalho, bem como incentivar o desenvolvimento das mais diversas regiões do Piauí através das escolas agrotécnicas estaduais. Atualmente, o estado possui 15 escolas agrotécnicas  e cinco em fase de construção.

Os cursos ofertados por essas instituições compreendem as áreas de agroindústria, agropecuária e gestão permitindo que os alunos não precisem se deslocar para outra cidade para terem acesso ao ensino técnico, além de estudarem um conteúdo que poderá ser aplicado à sua realidade. “As escolas agrotécnicas permitem que esses estudantes se tornem profissionais capacitados para auxiliar no desenvolvimento da região, pois os cursos são estabelecidos de acordo com o arranjo produtivo de cada localidade”, explica Reinaldo Lopes, diretor do Ensino Técnico e Profissional do Piauí.

Estão sendo construídas escolas agrotécnicas nos municípios de Barras, Guadalupe, Santa Cruz do Piauí, São Miguel da Baixa Grande e Fronteiras. Estão sendo investidos cerca de R$3,5 milhões em cada escola. Estas terão capacidade para aproximadamente 600 alunos.

Hoje o ensino profissional do Piauí possui uma rede de 70 escolas técnicas, englobando as agrotécnicas e os centros profissionais de ensino técnico atendendo mais de 30.000 alunos em todo o estado. Assim essas são responsáveis por cerca de mais de 53% do total de matrículas no ensino técnico no estado.

A meta para 2014 é expandir o alcance das escolas agrotécnicas. “Nosso objetivo é construir 18 novas escolas alcançando as mais diversas regiões do Piauí. Os projetos já foram encaminhados ao Ministério da Educação (MEC)”, pontua Reinaldo Lopes.



» Siga-nos no Twitter

Tags:

Fonte: Governo do Estado �|� Publicado por:
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FSA
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FIEPI