Entidades do Sistema FIEPI apresentam ações para a bancada federal.

Publicada em 11 de Junho de 2018 às 14h02 Versão para impressão

Unidades Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) em todas as capitais do país receberam no último dia, 8 de junho, a visita de parlamentares e de representantes de órgãos de fiscalização. Na ocasião, os visitantes puderam conversar com estudantes, gestores, colaboradores e conhecer um pouco mais sobre o importante trabalho desenvolvido por essas instituições.

» Siga-nos no Twitter

Na capital piauiense, o evento ocorreu nesta segunda-feira (11) no prédio da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI). Estiveram presentes os deputados federais, Júlio César, Paes Landim, Átila Lira, Iracema Portela e o senador Elmano Ferrer. Também marcaram presença, diversos presidentes de sindicatos patronais da indústria, empresários e representantes de órgãos e instituições.



Os parlamentares, acompanhados do presidente em exercício da FIEPI, Humberto Cronemberger, do superintendente do SESI-PI e diretor regional do SENAI, Mardônio Neiva, diretores da FIEPI, Ana Paula Lacerda, Freitas Neto, e Ewerton Pinheiro realizaram a visita, conduzidos por colaboradores do Sistema FIEPI e alunos a cada um dos espaços da exposição.

O SENAI, por exemplo, apresentou ações realizadas em diversas áreas do conhecimento, além de produtos e serviços técnico-tecnológicos e ainda suas unidades móveis. Os alunos falaram de conhecimentos adquiridos nos cursos. Já os estudantes da Escola SESI Conselheiro Saraiva explicaram as ações realizadas pela instituição nas áreas de promoção da saúde, SST, saúde ocupacional, educação continuada e robótica.




As apresentações emocionaram e impressionaram os visitantes. “Somos muito orgulhosos de estudar na Escola SESI. Temos acesso a materiais diferenciados e um sistema educacional que nos estimula a aprender os conteúdos com mais facilidade”, comentou Maria Clara, de 13 anos, aluna do 9º ano.

O presidente em exercício da FIEPI, Humberto Cronemberger ressaltou que, há mais de 70 anos, SESI e SENAI prepararam no país cidadãos e profissionais capazes de lidar com os desafios do mercado de trabalho. “Juntas, essas instituições desempenham um papel decisivo no desenvolvimento industrial e social do Piauí e do Brasil. Além disso, está sempre de portas abertas ao diálogo e a mostrar aos representantes da sociedade, de forma transparente, a missão que exercem na oferta de educação de qualidade”, pontuou.




A deputada Iracema Portela ficou encantada com as apresentações, parabenizou os estudantes e declarou que eles eram a melhor demonstração do trabalho de excelência desempenhado pelo SESI e pelo SENAI. “Não existe nada mais valoroso que o conhecimento”. Isso ninguém tira de vocês. Por isso que o SESI e o SENAI se esforçam tanto para prepararem vocês para o futuro.

A parlamentar disse em depoimento que foi acionada pelo senador tucano Ataídes Oliveira, mas que desde já se declarou contra a proposta. “O Sistema S exerce um excelente trabalho para a nossa população e aqui os números comprovam isso, temos que valorizar essas ações desenvolvidas pelo SESI e o SENAI e continuar com o trabalho”, afirmou a deputada.




O deputado Paes Landim declarou que a iniciativa é louvável por apresentar o trabalho que realmente essas instituições fazem. “Elas são relevantes para o desenvolvimento do país por preparar e capacitar pessoas para o mercado de trabalho. Lembro que o Sistema S foi criado pelo presidente Getúlio Vargas, que é do meu partido e se mantém durante todo esse tempo por conta da sua importância”, observou Paes Landim.

O deputado Átila Lira, que já foi secretário estadual de educação do Piauí afirmou para um grupo de alunos do SESI, que faziam uma exposição de robótica no evento que eles eram privilegiados por estudarem em unidades de ensino extremamente preparadas para qualificar pessoas.



“É muito bom participar de um evento que tem a iniciativa de apresentar o belíssimo trabalho que o SESI e o SENAI fazem no Brasil. É de fundamental importância o investimento em educação. E o SESI e o SENAI fazem isso com maestria. Tenho certeza de que muitos que sairão daqui serões profissionais que terão grande sucesso em suas carreiras profissionais” ressaltou.

O deputado Júlio SESI revelou que os valores que o governo pretende retirar do Sistema S não representam nenhuma importância para o déficit da previdência. “Se o rombo da instituição é mais de 270 bilhões o que vai significar apenas 5 bilhões que seriam retirados das entidades”? O parlamentar considera que o SESI e o SENAI devem ser mantidos e servem de modelo para as administrações públicas.




Já o senador Helmano Ferrer disse conhecer bem o trabalho do Sistema S já que desempenhou algumas funções nas entidades. “São mais de 70 anos, da minha idade, comparou. Mas quero dizer que elas têm credibilidade e devem continuar com o trabalho. Sabemos que as coisas mudam e devem ser aperfeiçoadas, e isso essas entidades vêm fazendo, por isso devem permanecer”, afirmou.




Mardônio Neiva, diretor regional do SENAI e superintendente do SESI, reforçou que as ações do SESI e SENAI são fiscalizadas por mais de 10 órgãos de controle. “Nossas instituições passam por várias auditorias, fiscalizações e somos considerados referência por órgãos como o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Controladoria-Geral da União (CGU), pela forma transparente e clara que disponibilizamos dados e informações para a população”,

Fonte: FIEPI  |  Edição: Da Redação

Veja também

Comentários (0)

  • Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro.

Comentário

Comente

adsense
Publicidade FSA
Publicidade OZONTEC
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade PUBLICIDADE
Publicidade FIEPI