Piaui em Pauta

-
-
Entra em vigor suspensão de vi

Entra em vigor suspensão de viagens da Europa aos EUA para conter novo coronavírus.

Publicada em 14 de Março de 2020 �s 11h01


Entrou em vigor na madrugada deste sábado (14) a suspensão de viagens da Europa para os Estados Unidos, decretada pelo presidente Donald Trump. A medida, que vale por 30 dias, foi tomada na quarta-feira (11), para tentar conter o novo coronavírus, e ocorreu no mesmo dia em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou pandemia de Covid-19.

» Siga-nos no Twitter

A decisão afeta cidadãos estrangeiros que estiveram em qualquer um dos países pertencentes à zona de Shengen nos 14 dias anteriores à sua viagem aos EUA.

"Decidi tomar várias medidas fortes, mas necessárias, para proteger a saúde e o bem-estar de todos os americanos. Para impedir que novos casos entrem em nossas fronteiras, suspenderemos todas as viagens da Europa para os Estados Unidos", disse Trump, deixando claro que a proibição não afeta o Reino Unido", anunciou o presidente americano em declaração ao país transmitido pelo TV.

O Departamento de Segurança Nacional informou na quarta que a medida vale para estrangeiros que estiveram nos 26 países da Zona Schengen nos 14 dias anteriores à tentativa de retorno aos EUA. Assim, o Reino Unido, que tem 460 casos, não entra na decisão. Veja a relação de países no final do texto.

Trump classificou o Covid-19 como um "vírus estrangeiro" e culpou os países europeus por parte de sua disseminação nos EUA.

"A União Europeia não tomou as mesmas precauções (que os EUA) e não restringiu as viagens da China e de outras fontes (do vírus). Como conseqüência, um grande número de novos casos nos EUA foi causado por viajantes vindos da Europa ", disse Trump na quarta.

Centenas de viajantes da Europa aproveitaram as horas antes de a proibição entrar em vigor para entrar nos Estados Unidos, informam agências internacionais de notícias.

Os presidentes da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e do Conselho Europeu, Charles Michel, não aprovaram a medida.

"A União Europeia desaprova a decisão dos Estados Unidos. A medida foi tomada unilateralmente e sem consulta", disseram os dois líderes em comunicado conjunto.

A Europa se tornou o novo epicentro do coronavírus, depois que a China conseguiu reduzir os números de infecções e mortes.

A Itália tem mais de 17.500 casos e 1.250 mortes, seguida pela Espanha com 5.200 e 130 mortes.

Os Estados Unidos, por sua vez, superam 2.200 casos e registram 50 mortes, embora se receie que o número seja muito maior devido ao pequeno número de testes realizados.

Os países incluídos na medida são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, Suécia e Suíça.
Tags: Entra em vigor - Entrou em vigor

Fonte: GLOBO �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FSA
Publicidade FIEPI
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)