Publicada em 02 de Outubro de 2012 �s 11h01
Respeitar as normas de trânsito são medidas que devem ser tomadas por pedestres e motoristas, respeitar a sinalização, prestar atenção antes de atravessar a rua, são atitudes conscientes para a segurança de todos. O Governo do Estado, através da Coordenadoria Estadual da Juventude (Cojuv), realizou, nessa segunda-feira (1°), na Unidade Escolar José Amável, o projeto Amor pela Vida. Segurança no Trânsito.
Para a diretora de Políticas Sociais da Cojuv, Samara Martins o projeto tem o objetivo de levar discussões irreverentes e divertidas sobre educação no Trânsito. “A educação no Trânsito é fundamental para a vida de cada um de nós e para a comunidade, por isso é tão importante este trabalho em parceria entre os diversos órgãos desta pasta”, ressalta.
As escolas foram os locais escolhidos para essa leva de informações, já que o ambiente possibilita uma maior troca de conhecimentos, e uma possibilidade de atividades de interação, simulações de várias situações no trânsito e, nesse momento, os jovens aprendem na prática sobre seus direitos e deveres, como pedestres e como futuros motoristas.
Para a educadora da Unidade Escolar José Amável, Sandra Silva, é muito importante trabalhar com a conscientização dos jovens, primeiramente para segurança delas, já que o índice de acidentes é muito grande, e também porque os jovens absorvem mais informações do que o adulto. ”E o interessante é que esses jovens conscientizarão seus pais também, porque a partir do momento que eles tiverem o conhecimento, quando vivenciarem seus pais descumprindo as normas, sem cinto, correndo ou cruzando um sinal, eles irão repreender”, conclui.