Piaui em Pauta

-
-
Foram capacitados fiscais agropecuários, engenheiros agrônomos e médicos veterin

Estado capacita servidores da Adapi

Publicada em 16 de Dezembro de 2015 �s 12h37


A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), em parceria com a Escola de Governo do Estado do Piauí (Egepi), capacitou 32 servidores, sendo estes fiscais estaduais agropecuários e médicos veterinários, com o curso de Especialização em Defesa Agropecuária e Inspeção Industrial de Produtos de Origem Animal. Além desses, a Adapi qualificou ainda 20 fiscais agropecuários estaduais e engenheiros agrônomos com o curso de Especialização em Defesa Sanitária Vegetal.

Segundo o diretor geral da Adapi, Antoniel Moura, a formação, que ocorreu de março de 2014 a novembro de 2015, tem como objetivo especializar e atualizar os fiscais da Adapi que atuam em campo, a fim de aperfeiçoar a execução das ações de defesa sanitária animal e vegetal no estado do Piauí.

O curso foi realizado na Universidade Federal do Piauí (UFPI) e contou com o apoio da Sociedade de Medicina Veterinária da Bahia (SMVBA) e União Metropolitana de Educação e Cultura do Estado da Bahia (Unime), instituições responsáveis pela realização do curso.

De acordo com o gerente de Defesa Animal da Adapi, Idílio Moura, o curso foi importante para incrementar as ações de defesa animal e vegetal, bem como ampliar os conhecimentos dos fiscais e permitir que estes possam detectar, com antecedência e precisão, a existência de doenças, em animais, e pragas, em vegetais. “O curso, que foi todo custeado pelo Tesouro Estadual, é de extrema importância para a formação dos fiscais agropecuários, engenheiros agrônomos e médicos veterinários, uma vez que puderam agregar o conhecimento à especialização”, declarou Moura.

 Fiscalização

O gerente de Defesa Animal explicou que a Adapi está intensificando as atividades de fiscalização junto aos criadores de bovinos e bubalinos para conferir se estão vacinando o rebanho contra a febre aftosa. “A certificação deverá ser feita até o dia 10 de janeiro, com a emissão das Guias de Trânsito Animal. O Estado está fazendo a sua parte para garantir que o Piauí continue sendo área livre da aftosa. Agora, os criadores devem fazer o dever de casa”, frisou Idílio Moura, acrescentando que a Adapi vem avançando em programas sanitários, não somente na prevenção da aftosa, mas também na gripe aviária e doenças respiratórias dos suínos.   



» Siga-nos no Twitter

Tags:

Fonte: Governo do Estado �|� Publicado por:
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FSA
Publicidade FIEPI
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade CORONAVIRUS