Publicada em 29 de Janeiro de 2016 �s 13h22
A Campanha Estadual de Enfrentamento à Transfobia, com o tema: “Não precisa ser Trans para lutar contra a Transfobia”, foi lançada nesta sexta-feira (29), no auditório da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc) . O evento é realizado pela Diretoria da Unidade de Direitos Humanos (DUDH), por meio da Coordenação de Enfrentamento a Homofobia da Sasc.
O lançamento ocorre propositalmente nesta data, porque é comemorado o Dia Nacional de Visibilidade Trans. A data tem o objetivo de conscientizar sobre a importância do enfrentamento à transfobia.
De acordo com o secretário da Assistência Social, Henrique Rebêlo, a Sasc tem realizado ações e projetos no fomento à promoção da cidadania das pessoas trans, como o Projeto Piauí sem Homofobia, realizado por meio de convênio com o Governo Federal, com capacitação para 75 municípios do estado com objeto de celebrar acordos de cooperação técnica para municipalização de ações para LGBTs.
“Além do projeto Piauí sem Homofobia, a Sasc mantém o grupo de convivência de travestis e transexuais no Centro de Referência LGBT, fortalecendo vínculos entre as pessoas trans, participantes do grupo. Dentre as ações desenvolvidas no centro, está a expedição de carteiras de nome social”, destaca o secretário Henrique Rebêlo.
Ainda de acordo com o gestor, recentemente a Sasc realizou uma parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) para os serviços de hormonoterapia para pessoas trans.
Sobre a transfobia
A transfobia é a discriminação relativa às pessoas transexuais e transgêneros. Seja intencional ou não, a transfobia pode causar severas consequências para quem por ela é assim discriminado.