Piaui em Pauta

-
-
O evento será realizado em São Raimundo Nonato, entre os dias 27 a 31 de outubro

Estão abertas as inscrições para o IV Congresso Nacional do Cangaço

Publicada em 24 de Setembro de 2015 �s 10h38


  												Congresso Nacional do Cangaço						 (Foto:Divulgação)					Congresso Nacional do Cangaço (Foto:Divulgação)

Considerado um dos mais importantes eventos para troca de informações entre pesquisadores e estudantes interessados no tema, o Congresso Nacional do Cangaço está com inscrições abertas para a sua IV edição. O encontro será realizado na cidade de São Raimundo Nonato, berço da história do Homem Americano. O campus do Instituto Federal do Piauí (IFPI) será sede do evento.

Tendo como tema: “Caatinga: Patrimônio Natural e Cultural”, o congresso promove um debate sobre questões que envolvem o processo de construção das representações da Caatinga, do Sertão e do Semiárido brasileiro. Os temas englobam diversas abordagens, desde a historicidade e identidade, passando pelas questões religiosas, culturais e artísticas, sem deixar de lado a visão patrimonial e turística.

O encontro é realizado pela Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço (SBEC). Entre os palestrantes já confirmados estão Siba - PE, músico recifense; Claúdio Vicentino - SP, professor e autor de livros de História; Jairo Oliveira – SE, consultor em Turismo na região do Xingó em Sergipe; Vera Ferreira – SE, descendente direta de Lampião, entre outros.

A programação prevê conferências, minicursos, mesas-redondas, simpósios temáticos, mostra de filmes, exposições fotográficas e diversas atividades culturais contando com a participação de palestrantes e artistas locais, regionais e nacionais. As edições anteriores foram realizadas em Brasília-DF (2009); em Cajazeiras-PB (2011), no campus da Universidade Federal de Campina Grande; e em Vitória da Conquista-BA (2013), no campus da Universidade do Sudoeste Baiano.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site do congresso:



» Siga-nos no Twitter

Tags:

Fonte: Governo do Estado �|� Publicado por:
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FIEPI
Publicidade FSA