Publicada em 13 de Dezembro de 2012 �s 13h27
O Mais Viver, programa estadual articulado com o programa federal Brasil Sem Miséria, fará reunião de trabalho para definir ações estratégicas de combate à pobreza para 2013. O evento será realizado na manhã desta sexta (14), a partir das 8h, no auditório da Escola de Governo, no Centro Administrativo.
De acordo com a coordenadora do Mais Viver, Danda Oliveira, na reunião “serão apresentadas as principais ações desenvolvidas pelo programa no decorrer de 2012 e as perspectivas de atuação para o próximo ano”. Na elaboração das estratégias de combate à pobreza, estão envolvidos os órgãos: secretarias da Assistência Social, da Saúde, da Educação, do Trabalho, da Defesa Civil, do Desenvolvimento Rural, e os órgãos Emater, Agência de Fomento e Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas, além da Codevasf.
Na abertura da reunião, o secretário do Planejamento, Cezar Fortes, abordará a redução da pobreza no Piauí. O Estado tem apresentado os melhores índices nesse combate, reduzindo drasticamente, ao longo dos últimos dez anos, o número de pessoas que vivem na extrema pobreza. De 2003 para cá, o Piauí promoveu a inclusão social de mais de 1 milhão de piauienses, tendo diminuído de 40% para 20% o percentual de pessoas que vivem com menos de R$ 70,00 por mês. Os dados são apresentados pelo IBGE e pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.
Até o fim de 2014, a previsão do Governo do Estado é que teremos um percentual menor ainda, atingindo 5% da população piauiense extremamente pobre. Um conjunto de ações contribui para esta redução, como transferência de rendas (Bolsa Família, Brasil Carinhoso I e II, BCP), assim como a inclusão produtiva.