Piaui em Pauta

-
-
Estudantes fazem carta de reiv

Estudantes fazem carta de reivindicações sobre integração dos ônibus em Teresina.

Publicada em 11 de Abril de 2018 �s 14h18


Dezenas de estudantes universitários e secundaristas fizeram um protesto diante do prédio da Prefeitura de Teresina nesta quarta-feira (11) com faixas, cartazes e carros de som para fazer a entrega de uma carta de reivindicações com pedidos sobre o sistema de integação do transporte de Teresina. Uma comissão se reuniu ao meio-dia com membros da Prefeitura.

» Siga-nos no Twitter


Estudantes realizaram protesto diante da Prefeitura de Teresina para entregar carta de recomendações sobre o Sistema Inthegra, em Teresina.. (Foto: Andrê Nascimento/G1 PI)


Os manifestantes são membros do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal e Estadual e ainda da Associação Municipal de Estudantes Secundaristas (Ames). O coronel John Feitosa, da Polícia Militar, acompanhou o protesto mas não informou o total de participantes. Segundo a organização, cerca de 40 alunos participaram do ato.


Os estudantes se revesaram ao microfone para relatar problemas com o Sistema Inthegra em protesto na Prefeitura de Teresina. (Foto: Andrê Nascimento/ G1 PI)


Reivindicações
Maria Antônia da Silva Vieira, estudante do curso de ciências sociais da Uespi e membro do DCE, os movimentos se unificaram em torno do tema comum para fazer reivindicações e pedir melhorias.

A jovem deu como exemplo de solicitação o aumento no tempo limite do tempo para realizar a integração, que hoje é de 2 horas. A Prefeitura informou que um estudo está sendo feito e pode aumentar este tempo para até 2h30. Os alunos da Uespi pedem ainda mais linhas que façam integração do Centro para a instituição, já que segundo eles no momento há apenas dois.


Estudantes secundaristas e universitários se reuniram em protesto diante da Prefeitura de Teresina. (Foto: Andrê Nascimento/ G1 PI)


Para os alunos da Ufpi, um dos principais pedidos é de mais ônibus que circulem entre a universidade e o Centro. Segundo eles, hoje há uma linha entre a instituição e o Centro. Uma outra linha foi extinta.

“A gente pontua que essas linhas canceladas voltem a circular pelo menos até que a integração comece a funcionar na cidade toda. O movimento não é contra a integração, queremos é a melhoria e por isso fizemos a carta, porque os estudantes têm direito”, disse o estudante Lucas de Oliveira, membro do DCE da Ufpi.

Strans amplia número de viagens para estudantes
Os estudantes pediam ainda um aumento no total possível trechos dirários da integração. A Prefeitura fez uma alteração e o sistema aceita, a partir desta quarta-feira (11), que os estudantes possam integrar 12 vezes por dia. Para os demais passageiros, o limite continua sendo de oito trajetos.

Uma comissão formada por oito manifestantes foi recebida por Francisco Nogueira, diretor de transportes da Strans, para discutir as demais reivindicações.

Tags: Estudantes fazem - Dezenas de estudante

Fonte: globo �|� Publicado por: Claudete Miranda
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FIEPI
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FSA