Piaui em Pauta

-
-
Ao todo, 200 estudantes de todo o Piauí se inscreveram para participar da seleçã

Estudantes piauienses participam do Parlamento Juvenil do Mercosul.

Publicada em 20 de Maio de 2014 �s 13h38


Piauienses no Parlamento Juvenil do Mercosul						 (Foto:Suzanne Arraes) Piauienses no Parlamento Juvenil do Mercosul (Foto:Suzanne Arraes)

A Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) selecionou três alunos que participarão do Parlamento Juvenil do Mercosul. Ao todo, 200 estudantes de todo o Piauí se inscreveram para participar da seleção que foi realizada através de entrevistas e de redação com os temas: O Ensino Médio que queremos e A importância da participação no Parlamento Juvenil.

"Nós, da Gerência de Ensino Médio da Seduc, criamos uma comissão para selecionar as 3 melhores redações. Chegamos aos nomes e agora estamos orientando esses alunos em relação à próxima etapa", explica Regina Monteiro, coordenadora de Ensino Médio.

Jovens entre 14 e 17 anos de idade, matriculados no primeiro ou no segundo ano do ensino médio regular público, serão os representantes brasileiros no Parlamento Juvenil do Mercosul para o período 2014-2016.

Inicialmente, o Ministério da Educação (MEC) levará os três escolhidos até a cidade de Gramado/RS para participação na etapa regional, através do Seminário Nacional que acontece de 4 a 7 do próximo mês de junho. "Durante o Seminário, será eleito 1 representante de cada unidade federativa. Este representará o seu Estado de origem em um país do Mercosul que ainda será escolhido", finaliza Regina.

Kleydson Mendes, aluno selecionado, fala da sua motivação em participar do processo. "Quero e posso contribuir para a melhoria da Educação do meu país. Nós, jovens, somos ousados, podemos mudar essa realidade do Ensino Médio, traçar novos caminhos e isso é o que me motiva", comenta.

Os representantes vão discutir a formação política e cidadã da juventude a partir do questionamento O Ensino Médio que Queremos, com reflexão e discussão sobre inclusão educativa, gênero, jovens e trabalho, participação cidadã dos jovens e direitos humanos.

"O Parlamento nos ajuda a refletir sobre o que pode ser feito para melhorar a nossa Educação. Desenvolvemos várias habilidades, nos tornamos mais responsáveis e assim ficamos mais preparados para a nossa fase adulta", destaca Francisco Fernando, finalista da seleção.

As escolas participam ativamente e acompanham todo o processo de seleção dos jovens, dando o suporte e orientação. "Durante todo o ano temos a preocupação de preparar os nossos alunos. Trabalhamos a produção textual e realizamos oficinas de redação. O nosso objetivo é estimular e dar condições para que eles possam se sentir tranquilos para participar de qualquer processo", pontua Gildeão Machado, diretor do Centro de Ensino Médio de Tempo Integral (Cemti) João Henrique de Almeida Souza.

Esta é a terceira seleção para o Parlamento Juvenil do Mercosul, formado por estudantes dos países que integram o bloco - Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela. O Ministério arcará com todas as despesas referentes a translado, passagens aéreas, hospedagem e alimentação dos estudantes.

Confira o nome dos alunos selecionados

Francisco Fernando Alves Viana - 15 anos - Matriculado no 2° ano do Ensino Médio, no Cemti João Henrique de Almeida Souza;

Alexandre Kleydson Alves Mendes - 17 anos - Matriculado no 2° ano do Ensino Médio, na Unidade Escolar Estado de São Paulo;

Rafena Lima Araújo - 16 anos - Matriculada no 2° ano do Ensino Médio, do Cemti Didácio Silva.



» Siga-nos no Twitter

Tags: Estudantes piauiense - Estudantes piauiense

Fonte: Governo do Estado �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FSA
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FIEPI