Publicada em 26 de Junho de 2014 �s 11h22
Há muito tempo, Cornélio Evangelista da Costa abandonou os sobrenomes que carregava desde a infância, para torna-se apenas o Seu Cornélio do Pão de Queijo. Referência em toda a Teresina, o dono da lanchonete Mary Lucy, responsável por sagrar o pão de queijo como prato tipicamente com gosto piauiense, se despede da vida aos 92 anos de idade. Seu Cornélio deixa para a posteridade não só o sabor marcante do lanche, mas o legado de seu trabalho, honestidade e doçura.
O ponto comercial da lanchonete Mary Lucy, que em alguns anos ficou conhecido como o local onde era vendido o melhor pão de queijo da cidade, está localizado na Avenida Antonino Freire, próximo à praça Pedro II, onde também integra o complexo cultural da Capital. O nome do empreendimento é em alusão às filhas que o proprietário teve com sua esposa Adélia Salomão da Costa.
Com estrutura modesta e também funcionando como mini-museu, o local atrai pelo sabor inconfundível e inimitável do pão de queijo. Sempre quentinho, com a massa derretendo no céu da boca a cada mordida, o lanche já conquistou milhares de piauienses. A cada nova fornada, Seu Cornélio foi deixando a sua marca no imaginário de cada cliente.
“O Cornélio conseguia fazer o melhor pão de queijo do Piauí. E tem mais, não revelava a receita para ninguém”, ressalta o conhecido Aba Fotos, colega de quarteirão que há 40 anos acompanhava o trabalho realizado na lanchonete Mary Lucy.
E foi de ano a ano, de cliente em cliente, que a fama de Seu Cornélio se espalhou. Assim como sua popularidade, o empreendimento da venda de pão de queijo também cresceu com a abertura de uma nova sede no Jockey Club, zona Leste de Teresina.
Na madrugada desta quinta-feira, aos 92 anos de idade, Seu Cornélio deixa a vida com uma história que marcou e continuará marcando dezenas de outras gerações. Sua memória ficará para a eternidade. Eternamente, Seu Cornélio.