Piaui em Pauta

-
-
Esse é o primeiro passo para implantação dos seis protocolos recomendados pelo M

Evangelina Rosa implanta pulseiras de identificação para pacientes

Publicada em 08 de Junho de 2016 �s 11h27


A Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) foi o terceiro estabelecimento de saúde da gestão estadual a ser monitorado pela Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (Divisa) para implantação do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP). O monitoramento foi realizado nessa terça-feira (7).

Com quase dois meses de formação do NSP, a maternidade já deu o primeiro passo para implantação dos seis protocolos recomendados pelo Ministério da Saúde, com a identificação correta do paciente. “Mães e recém-nascidos já estão usando a pulseira de identificação. Estamos treinando os profissionais de todos os setores da maternidade para o uso correto das pulseiras, inclusive com demonstrações”, explicou a coordenadora do NSP da Evangelina Rosa, Virgínia Lopes.

O treinamento dos profissionais deve finalizar ainda no mês de junho. A ideia é iniciar a implantação do segundo protocolo logo no mês seguinte. “Após o treinamento, queremos começar o protocolo do risco de queda, que é de extrema importância para a maternidade”, acrescentou Virginia Lopes.

Além do apoio da Vigilância Sanitária para a implantação dos protocolos, a Evangelina Rosa conta ainda com o reforço do Hospital Alemão Osvaldo Cruz. “É uma parceria que nós temos por dois anos. Mensalmente, uma equipe deles vem à maternidade para acompanhar os trabalhos”, finalizou a coordenadora.

A equipe do Núcleo de Segurança do Paciente da MDER é composta por medico, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta e assistente social.



» Siga-nos no Twitter

Tags:

Fonte: Governo do Estado �|� Publicado por:
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FIEPI
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FSA