Piaui em Pauta

-
-
No encontro, foram prestadas informações sobre os direitos das mães desde a gest

Evangelina Rosa promove palestra em comemoração à Semana de Aleitamento

Publicada em 05 de Agosto de 2015 �s 08h37


Em comemoração à Semana Mundial de Aleitamento Materno, o Banco de Leite da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) promoveu, na terça-feira (4), a palestra “Amamentação e trabalho: para dar certo, o o compromisso é de todos”. O evento foi realizado no auditório Ursulino Martins e foi comandado pela advogada da Caixa de Assistência dos Advogados do Piauí (CAAP), da OAB – PI, Girlane Cassiano.

Durante a palestra, ministrada para mulheres grávidas, mães de bebês recém-nascidos internadas na maternidade e doadoras do Banco de Leite, a advogada esclareceu sobre os direitos das mães desde a gestação até o pós parto. “Muitas mães não sabem, por exemplo, que têm direito a se ausentar do trabalho para realização de exames durante a gravidez”, exemplificou Girlane, afirmando que o exercício da cidadania é a busca pelos direitos. “Antes de buscarmos nossos direitos, precisamos ter conhecimento deles. Por isso, estamos aqui para oferecer esse conhecimento”, disse a advogada.

A nutricionista do Banco de Leite da MDER, Célia Leal, ressaltou a importância da Semana de Aleitamento. “É importante a mulher ter  o conhecimento das Leis que a protegem porque a mãe precisa estar perto do filho ,mas também precisa trabalhar”, explicou a nutricionista, ressaltando que a mulher tem que reivindicar esses direitos e conseguir conciliar a maternidade com a vida profissional.

O apoio à mulher que trabalha e amamenta é o foco da campanha 2015 da Semana Mundial de Aleitamento 2015. O evento faz parte de uma história mundial focada na Sobrevivência, Proteção e Desenvolvimento da Criança. Desde sua criação, em 1948, que a Organização Mundial de Saúde (OMS) tem entre suas ações aquelas voltadas a saúde da criança, devido a grande preocupação com a mortalidade infantil. Em 1990, de um encontro organizado pela OMS e UNICEF, resultou um documento adotado por organizações governamentais e não governamentais, assim como, por defensores da amamentação de vários países, entre eles o Brasil, A iniciativa da Semana acontece em mais de 170 países.



» Siga-nos no Twitter

Tags:

Fonte: Governo do Estado �|� Publicado por:
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FSA
Publicidade FIEPI
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)