Piaui em Pauta

-
-
'Faço um apelo para que não ha

'Faço um apelo para que não haja violência', diz Dilma sobre protestos.

Publicada em 12 de Março de 2016 �s 21h02


A presidente Dilma Rousseff pediu para que as pessoas não sejam violentas durante as manifestações contra seu governo programadas para domingo (13) em todo o país. Ela sobrevoou de helicóptero, neste sábado (12), o município de Franco da Rocha e outras cidades da Grande São Paulo atingidas pela chuva na madrugada de sexta-feira (11).
"Eu faço um apelo para que não haja violência. Eu acho que todas as pessoas tem direito à rua. Agora, a violência ninguém tem direito de fazer. Ninguém. Lado nenhum", afirmou Dilma.
A presidente também pediu respeito aos manifestantes e que não haja provocação entre os grupos que apoiam e são contra o governo. “Eu acredito que o ato de amanhã deve ser tratado com todo o respeito. Não acho que seja cabível e acho que é um desserviço para o Brasil qualquer ação que constitua provocação, violência e atos de vandalismo de qualquer espécie. Então faço um apelo. Um apelo pela paz. Pela paz e pela democracia”, afirmou.
“Eu vivi em um momento em que se você se manifestasse, você ia preso. Se discordasse, você ia preso. Nós agora, não. Nós vivemos um momento que as pessoas podem se manifestar, podem externar o que pensam. E isso é algo que nós temos de preservar", disse a presidente.
Dilma já havia falado sobre o direito à manifestação na sexta-feira. "Temos que manter o que é vitória da democracia brasileira e uma delas é o direito à manifestação", disse. Na ocasião, ela disse que protestos são “momento importante” para o país porque, segundo disse, afirmam a democracia. Ela pediu que os atos não sejam “manchados” por episódios de violência.

» Siga-nos no Twitter

Chuva em SP
Dilma se reuniu com prefeitos de Franco da Rocha, Francisco Morato e Mairiporã. Também participaram da reunião o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e os ministros da Secretaria de Comunicação Social, Edinho Silva, e da Secretaria de Governo, Ricardo Berzoini. Ela sobrevoou de helicóptero as regiões atingidas pelas enchentes.
Sobre a chuva, Dilma anunciou que o governo federal vai liberar um cartão para prefeitos das cidades da Grande São Paulo atingidas pela chuva da madrugada de sexta-feira (12). O cartão para gastos imediatos será para prefeituras que tiveram o estado de emergência homologado. As famílias de áreas de riscos desses municípios terão prioridade no programa Minha Casa e Minha Vida, segundo a presidente.
Na Grande São Paulo, as chuvas causaram deslizamentos, alagaram ruas e deixaram pessoas desabrigadas. De acordo com a Defesa Civil estadual, foram registradas ao menos 18 mortes na região da Grande São Paulo e mais duas no interior.
"Nós liberamos, a partir do reconhecimento do estado de emergencia, um cartão para o prefeito fazer os pagamentos menores mediante comprovação", disse. A presidente ainda afirmou que as famílias em áreas de risco dessas cidades atingidas terão prioridade no Programa Minha Casa Minha Vida.

Situação política
Neste sábado, enquanto Dilma estava em SP, ocorria a convenção do PMDB em Brasília. No evento,o vice-presidente da República, Michel Temer, foi reconduzido ao cargo pelos próximos dois anos.
Os temas que predominaram nos discursos dos peemedebistas foram a defesa do impeachment de Dilma, o rompimento com o governo e um maior protagonismo do PMDB na política nacional. Também foram ouvidos da plateia vários gritos de "Fora, Dilma" e "Temer presidente".
Embora o PMDB detenha seis ministérios, nenhum dos oradores inscritos para discursar defendeu o governo. Estavam presentes à convenção os ministros Hélder Barbalho (Portos), Marcelo Castro (Saúde), Eduardo Braga (Minas e Energia), Henrique Alves (Turismo) e Celso Pansera (Ciência e Tecnologia), mas nenhum deles se manifestou em defesa do governo.
O PMDB decidiu que a legenda não assumirá ministérios até definir se romperá ou não com o governo Dilma Rousseff. O PMDB definirá, em até 30 dias, se vai se tornar independente.
Tags: 'Faço um apelo para - A presidente Dilma

Fonte: GLOBO �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FIEPI
Publicidade CORONAVIRUS
Publicidade FSA
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)