Piaui em Pauta

-
-
Falta de médicos e enfermeiros

Falta de médicos e enfermeiros revolta pacientes no interior do Piauí.

Publicada em 12 de Janeiro de 2015 �s 17h35


 A falta de atendimento de urgência e emergência revoltou as pessoas que procuraram nesse fim de semana o Hospital Regional de Corrente, Sul do Piauí. Segundo a promotora de justiça Gilvânia Alves Viana, vários pacientes ligaram no sábado (10) reclamando que a unidade de saúde estava sem profissionais, medicamentos e alimentos.

» Siga-nos no Twitter

"Após receber diversas ligações, fizemos uma inspeção no local e comprovamos que o problema era somente a falta de profissionais. Não havia enfermeiros e médicos no plantão, além disso o hospital estava desde o dia 31 de dezembro sem diretor para que fosse possível contratar os prestadores de serviços", revelou.
De acordo com a promotora, a ausência do diretor fez com que os profissionais temporários não fossem mais trabalhar, pois não tinham a certeza de pagamento. Ela declarou não ter entendido a demora na posse do novo gestor do hospital, já a portaria de nomeação foi publicada no dia 1º de janeiro. "Na tarde de sábado o novo diretor acabou se apresentando no local e ficou de regularizar a situação. Tivemos a informação de que durante a noite pelo menos o plantão estava estabelecido", contou.
Para Gilvânia Alves Viana, o Hospital Regional de Corrente tem poucos profissionais para a demanda de pacientes, que normalmente vêm de municípios vizinhos. A promotora de justiça prometeu entrar em contato nesta segunda-feira (12) com a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) para cobrar soluções para o problema da unidade.

Em nota, a Sesapi disse que o atendimento na unidade de saúde foi regularizado e que no início da tarde de sábado, o diretor interino, Alexsandro de Araújo, realizou, juntamente com a Promotora de Justiça da comarca de Corrente, Gilvânia Alves Viana, uma inspeção no hospital para tomar conhecimento dos principais problemas enfrentados por pacientes, médicos, enfermeiros e plantonistas.
A Sesapi confirmou que durante a visita foi constatada a falta de medicamentos, alimentação para os pacientes e um reduzido quadro de médicos e outros profissionais da área. No entanto, de imediato, os serviços foram restabelecidos, inclusive a escala de plantão, como afirma o diretor Alexandro Rabelo. “No domingo, regularizamos os plantões, visitamos os pacientes e regularizamos a oferta de remédios e alimentos”.
Outra medida tomada foi a posse do novo diretor técnico do hospital, o médico João Siqueira, que assumiu o cargo nesta segunda-feira (12).
Tags: Falta de médicos e e - A falta de atendimen

Fonte: GLOBO �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FIEPI
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FSA