Piaui em Pauta

-
-
Famílias acampam diante da Pre

Famílias acampam diante da Prefeitura de Teresina contra despejo de ocupação.

Publicada em 15 de Janeiro de 2018 �s 14h31


Moradores da ocupação Alto do Vale, na região do bairro Vale do Gavião, zona Leste de Teresina, armaram um acampamento diante do Palácio da Cidade, sede da Prefeitura de Teresina, por volta das 7h30 da manhã desta segunda-feira (15). Cerca de cem pessoas continuavam protestando até as 13h contra uma ordem de despejo que ameaça a moradia das quase 200 famílias que vivem no local. Não há previsão para deixarem o local e a Polícia Militar não acompanha a manifestação.

» Siga-nos no Twitter

Douglas Bezerra é membro do Movimento Luta Popular, que apoia a ocupação Alto do Vale, e contou que os ocupantes vivem no local há cerca de três anos e tentam negociação com a Prefeitura de Teresina desde outubro para regularizar o terreno.

Segundo Douglas, uma comissão da Prefeitura conversou com os manifestantes e se comprometeu a comparecer a audiência marcada para esta terça-feira (16) na sede da Defensoria Pública em Teresina.

Mesmo assim os manifestantes afirmam que irão continuar acampados diante do Palácio da Cidade. “Já montamos a creche, já montamos a cozinha, já montamos a barraca. Só vamos sair daqui quando resolver essa situação”, disse Douglas.



Três anos de ocupação
Douglas Bezerra explicou que a Prefeitura de Teresina já havia entrado com uma liminar de reintegração de posse, mas ela foi suspensa quando os moradores abriram um canal de negociação através do Ministério Público.

Só que uma proprietária individual fez um novo pedido de reintegração de posse reivindicando a mesma área, e uma nova ordem de despejo foi emitida. “É um despejo que pode acontecer essa semana, inclusive, e que é arbitrário”, disse Douglas.

Os manifestantes exigem que a Prefeitura intervenha no caso, pedindo a suspensão da segunda ordem de despejo. “Essa família dona do terreno nunca teve uma criação de gado, uma plantação, nem um pedaço de cerca. Era uma área devoluta, e nós estamos dando finalidade social para ela”, disse Douglas.



A ocupação Alto do Vale acontece há três anos. Segundo Douglas Bezerra, os moradores são em maioria desempregados da construção civil. Ele conta que a Prefeitura apresentou a proposta de levar as pessoas para outra área que está sendo regularizada durante uma audiência com os ocupantes no Ministério Público.

A nova área ficava na região da Santa Maria da Codipi, extremo Norte de Teresina. “Muitos não querem ir por que é muito distante. Alguns têm filhos em escolas, trabalham na região”, disse.

Prefeitura
A Prefeitura de Teresina disse em nota as famílias foram cadastradas e confirmou um novo encontro como representantes do Ministério Público para o dia 23 de janeiro.

Leia abaixo a nota na íntegra:


Representantes da Prefeitura de Teresina receberam os ocupantes do Alto do Gavião nesta segunda-feira para tratar do cumprimento de mandados judiciais de reintegração de posse. O local da ocupação compreende uma área verde, de propriedade do município, e que, portanto, não pode construída moradia. Outro terreno localizado próximo e que também foi ocupado por populares é de propriedade particular em que o proprietário também solicitou reintegração de posse na Justiça. A Prefeitura informa que, a pedido do Ministério Público, foi feito o cadastro das famílias que estavam na área e que um novo encontro com representantes do Ministério Público foi agendado para o dia 23 de janeiro para se discutir a situação dessas famílias.

Tags: Famílias acampam dia - Moradores da ocupaçã

Fonte: globo �|� Publicado por: Claudete Miranda
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FSA
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FIEPI