Publicada em 01 de Julho de 2015 �s 16h53
Ocorreu na noite dessa terça-feira (30), no Cine Teatro da Assembleia Legislativa do Piauí, a abertura do seminário “Federalismo, Desenvolvimento e Planejamento Regional”. O evento é promovido pela Secretaria de Planejamento do estado do Piauí (Seplan) e segue até a próxima quinta-feira (2).
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) esteve presente no seminário, divulgando sua atuação e a regulamentação do Fundo de Pesquisa e Desenvolvimento Técnico-Científico do Estado do Piauí (Fundes). O presidente da Fundação, Francisco Guedes, participou da segunda mesa de debates da manhã desta quarta-feira (1º), com o título “Federalismo Fiscal Brasileiro”.
Também participou da segunda mesa, o técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Constantino Cronemberger, que abordou as desigualdades regionais e a necessidade de uma reavaliação da capacidade tributária e produtiva dos estados brasileiros.
O presidente da Fapepi, Francisco Guedes, falou sobre a importância do evento. “É fundamental a realização deste seminário para o planejamento e execução orçamentária do plano plurianual do estado, além da busca da integração do Piauí com os outros estados para mudarmos essa tendência de desigualdade entre as regiões. Eu como presidente da Fapepi, me senti honrado em participar da mesa e do evento como um todo, pois a pesquisa é a base para o planejamento e o foco para o desenvolvimento”, ressaltou.