Publicada em 21 de Agosto de 2015 �s 11h50
O Festival de Teatro Lusófono (FestLuso) é o único evento cultural e internacional realizado, anualmente, em Teresina, e reunirá este ano grupos de seis diferentes países. O festival leva a cultura do teatro às ruas, praças e casas de espetáculos, com apresentações de diferentes grupos, unidos pela mesma língua. O FestLuso começa na próxima segunda-feira (24), e vai até dia 30 de agosto.
O festival já está em sua sexta edição com programação diversificada, reunindo peças de teatro, oficinas e shows musicais. Há grupos do Brasil (Teresina, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Salvador), Portugal, Moçambique, Angola, Cabo Verde e China (Macau).
“Quando morei em Portugal, no período de 1998 a 1999, fiz um estágio de teatro em língua portuguesa. Finalizando esse trabalho, cada um da turma ficou com a missão de dar continuidade a essa atividade, seja com encenações, palestras ou outra forma de lembrar o teatro em língua portuguesa. Então eu optei pela criação de um festival que unisse essas duas culturas em uma mesma língua”, conta o ator Francisco Pellé, coordenador do FestLuso.
O evento vai além de apresentações teatrais e, paralelamente ao festival, são realizados oficinas e shows musicais. As oficinas iniciaram na quinta-feira (20) e seguem até segunda-feira (24), das 9h às 12h, na Escola Técnica Estadual de Teatro Professor José Gomes Campos. A ministrante é a professora Vanéssia Gomes, do Grupo Caretas de Teatro de Rua, da cidade de Fortaleza – CE.
Os shows musicais serão realizados a partir da terça-feira (25) no Espaço Cultural Trilhos. A programação conta com apresentações das bandas locais Bia e os Becks, Uns Pereira da Silva, Gonzaga Lu, Conjunto Roque Moreira, Moisés Chaves e Batuque Elétrico e Cochá/Grupo Recantos.
O Festluso é uma realização do grupo Harém de Teatro, com o apoio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult).