A Prefeitura de Teresina garantirá o fornecimento de medicamentos excepcionais para pacientes portadores de diabetes até o mês de fevereiro. A garantia foi dada hoje(05) pelo prefeito Firmino Filho, no Palácio da Cidade, durante encontro com dirigentes da Associação dos Diabéticos do Piauí - ADIPI. A Fundação Municipal de Saúde criará o Centro de Atenção ao Diabético (CAD) e contratará mais médicos endocrinologistas para facilitar o acesso a consultas, exames e tratamento do diabetes.
“Os diabéticos podem ficar tranqüilos porque terão acesso aos medicamentos”, disse o prefeito ao revelar que o Governo do Estado deverá assumir essa responsabilidade a partir de janeiro em cumprimento a uma portaria do Ministério da Saúde. A pactuação entre a Prefeitura de Teresina e o Governo do Estado já foi confirmada pelo secretário estadual de Saúde, Ernane Maia.
O encontro do prefeito com a ADIPI pôs fim aos rumores de que os diabéticos ficariam sem medicamentos. O prefeito explicou que o Município não tem condições de financiar os medicamentos excepcionais, uma despesa que cresce geometricamente, quando todos os governos estaduais já vinham cumprindo essa responsabilidade.
Na explanação feita à diretoria da ADIPI, o prefeito lembrou que a despesa total com saúde em Teresina tem a participação de mais de 40 por cento de recursos próprios da Prefeitura. A presidente da ADIPI, Jeane Melo, manifestou a satisfação dos diabéticos com as medidas anunciadas pelo prefeito.