Piaui em Pauta

-
-
Firmino Filho quer câmeras e

Firmino Filho quer câmeras e guarda municipal para melhorar segurança.

Publicada em 19 de Setembro de 2016 �s 17h55


O candidato a reeleição da prefeitura de Teresina pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Firmino Filho, afirmou em entrevista ao PI TV 1ª Edição nesta segunda-feira (19) que quer implantar câmaras de vigilância e a guarda municipal para melhorar a segurança na capital piauiense.
“O Parentão na zona Sul tem um repercussão fantástica porque nós temos um espaço seguro que atrai a comunidade, que atrai as famílias. São mais de 1.500 pessoas todos os dias utilizando um espaço público e seguro. Queremos expandir esses espaços com tecnologia como as câmeras de vigilância, assim como também a nossa guarda municipal que está em processo de implantação", disse.
Ainda sobre segurança pública o candidato foi questionado se acredita que Teresina seja segura e, se caso reeleito, o que pretende fazer para melhorar a segurança da cidade.
"De fato Teresina tem sofrido muito com a falta de segurança e com a violência. Nós queremos fazer cada vez mais espaços públicos seguros. Queremos também fazer um projeto importante, que é em parceria com o governo do estado, chamado de Vila Bairro Segurança. Para que nós possamos entrar nas comunidades mais violentas para fazer um processo de urbanização com obras urbanas, asfaltos, praças que venham a valorizar a comunidade", explicou.
O candidato foi questionado sobre o fato de que, em uma pesquisa recentemente realizada em Teresina pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), 37% dos eleitores entrevistados apontaram a saúde como área com mais problemas, principalmente quando se fala em marcação de consultas.
“Em Teresina, 33% do total da nossa receita é investido na saúde pública. Não existe nenhuma capital do Brasil que tenha um comprometimento maior com a saúde do que Teresina. No HUT (Hospital de Urgência de Teresina), por exemplo, a cada 10 cirurgias, apenas quatro são feitas em Teresinenses. A nossa central de marcação de consultas e exames tem que servir todo o interior do estado. Assim sendo, Teresina carrega nas costas grande parte da saúde pública do interior do Piaui, do interior do Maranhão é até de outras regiões, por isso nós continuamos a ter esses estrangulamentos”, disse.
Firmino Filho foi questionado sobre a precaridedade do abastecimento de água, reconhecido pelo próprio candidado como um problema grave enfrentado pelos teresinenses e por qual motivo, apesar do recolhecimento do problema, o contrato com a Agespisa foi renovado. Firmino afirmou que, caso a Agespisa não cumpra com o que foi acordado, a prefeitura fará o serviço por conta própria.
“É importante esclarecer que o contrato existente com a Agespisa foi firmado na gestão anterior e não foi reformulado, renovado na nossa gestão. O contrato diz exatamente o que a prefeitura espera da Agespisa, não apenas em termos de investimos, mas como também em termos de qualidade na prestação de serviços e investimentos não apenas na água, mas também no esgotamento sanitário. Infelizmente a Agespisa não está cumprindo. Estamos trabalhando, pressionando o atual governo para que consiga colocar a Agespisa para resolver essa questão tão importante”, explicou o candidato.
Indagado sobre os problemas de mobilidade urbana na capital, como os crescentes congestionamentos, o candidato explicou que em 11 anos a frota de veículos em Teresina triplicou.
“Teresina passou por um processo de crescimento econômico na ultima década e isso teve um impacto sobre a frota de veículos. Isso fez com que começassem a existir cada vez mais na cidade de Teresina os congestionamentos. Nós estamos batalhando para trazer essas obras que permitem a instalação do modelo BRT (Transporte Rápido por Ônibus) na cidade Teresina. É Um conjunto de obras como pontes, duplicação de avenidas, corredores exclusivos de ônibus e terminais de integração”, comentou.

» Siga-nos no Twitter

Tags: Firmino Filho quer - O candidato a reelei

Fonte: globo �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FIEPI
Publicidade FSA