Publicada em 11 de Janeiro de 2013 �s 09h46
O Batalhão da Polícia Ambiental do Piauí trabalha atuando na fiscalização, prevenção e repressão aos crimes ambientais praticados em todo o Estado. Somente no ano de 2012, o Batalhão da Polícia realizou a apreensão e captura de 1.149 animais. O órgão, em 2013, pretende intensificar a fiscalização e divulgar suas ações para aumentar a participação popular e, assim, fomentar as denúncias de crimes ambientais.
“Nós trabalhamos na prevenção e repressão a crimes ambientais. Esse ano pretendemos intensificar a fiscalização e, através da divulgação das nossas ações, incentivar que as pessoas entendam e denunciem os crimes voltados a nossa fauna e flora”, explica a comandante do Batalhão de Polícia Ambiental, coronel Júlia Beatriz.
Uma das medidas de fiscalização em execução até o mês de março, através da Secretaria Estadual da Segurança, do Ibama e da Polícia Ambiental, são as medidas de controle da pesca durante a Piracema, quando os peixes fazem a desova. Nesse período é suspensa a pesca com uso de varas, redes e tarrafas.
“As ações são em todo o Estado e as multas, em caso de flagrantes, variam de R$ 500 a R$ 5 mil e até detenção. Através das denúncias as pessoas podem ligar e denunciar, agora, é bom esclarecer que as denúncias devem ser fundadas, muitas vezes as pessoas denunciam sem nenhuma prova, e isso atrapalha nosso trabalho”, explica.
Os telefones para denúncia são: (86) 3223 7221, 3225 2748 ou o 190. O canal de comunicação está disponível 24 horas, todos os dias da semana.