Piaui em Pauta

-
-
A preocupação com a sustentabilidade é recorrente em todos os Territórios de Des

Floriano encerra rodadas do Piauí 2050

Publicada em 27 de Fevereiro de 2014 �s 13h53


  												Floriano encerra rodadas do Piauí 2050						 (Foto:Ascom da Seplan)					Floriano encerra rodadas do Piauí 2050 (Foto:Ascom da Seplan)

Na última rodada do fórum Piauí 2050: o futuro que a gente quer, o Território de Desenvolvimento Vale dos Rios Piauí e Itaueira definiu como prioridade para o futuro a assistência técnica para a pequena produção, agregada à sustentabilidade e cuidados com o meio ambiente. A definição ocorreu nessa quarta-feira (26), em Floriano, e reuniu gestores públicos, sindicatos rurais, associações comerciais e estudantes.

De acordo com o assessor técnico da Secretaria do Planejamento (Seplan), Adolfo Moraes, acrescenta-se também a inovação e a tecnologia para a pequena produção, o que torna o setor mais competitivo, em condições similares aos grandes empreendimentos, explicou. Moraes disse ainda que a preocupação com a sustentabilidade é recorrente em todos os Territórios de Desenvolvimento.

“Os participantes preocupam-se, por exemplo, com o meio ambiente e a exploração do minério. Pode ocorrer, mas seja possível com a sustentabilidade, havendo cuidados, não pode haver dissonância de uma coisa e outra: preservação e exploração”, explicou Moraes. Este quesito, de acordo com o técnico, está sendo estudado e será apresentado no Plano de Desenvolvimento Econômico Sustentável (PDES).

Para o prefeito de Floriano, Gilberto Junior, o PDES, por ser um projeto de Estado, perpassa governos porque é a da população. “Tem metas claras a serem cumpridas para um determinado período e pode ser a realização de um sonho nosso, que é a implantação do Porto Seco de Floriano, que já está com projeto elaborado e vai facilitar toda uma logística na nossa região”, comentou.

Além da pequena produção, a exploração de gás, hidrovia e a realização de um porto intermodal na região, de acordo com o prefeito, é uma realidade que é possível com o Plano.

O PDES será entregue ao fim de março, em Teresina.



» Siga-nos no Twitter

Tags:

Fonte: Governo do Estado �|� Publicado por:
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FSA
Publicidade FIEPI
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)