Piaui em Pauta

-
-
FMS coloca mais duas UBSs para

FMS coloca mais duas UBSs para atendimentos de Covid-19 após aumento de casos em Teresina.

Publicada em 22 de Março de 2021 �s 09h29


A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina colocou mais duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para o atendimento exclusivo de casos suspeitos de Covid-19 após o aumento de casos da doença, com lotação dos leitos de UTI de mais de 90%.

» Siga-nos no Twitter

As UBSs do bairro Mafrense, localizada na Zona Norte, e a do bairro Redonda, na Zona Sudeste, iniciaram na quarta-feira (17) o atendimento de pessoas com sintomas de síndromes gripais, com suspeita de Covid-19. O funcionamento é de 7h às 19h.

A mudança aconteceu após o Ministério Público do Estado do Piauí, por meio do promotor Eny Marcos Vieira Pontes, ter expedido uma recomendação à Fundação Municipal de Saúde pedindo um aumento na quantidade de UBSs para casos de síndrome gripais.

Segundo o promotor, em maio de 2020 haviam 21 unidades destinadas a esses casos e neste ano ficaram apenas 14. Eny Marcos Pontes disse que o aumento era necessário, pois com o aumento dos casos da doença, estão sendo registradas aglomerações nessas unidade de saúde.

“Nós estávamos com 14 UBSs voltadas para o atendimento de síndromes gripais, e estamos agora com a proposta de abrir mais quatro para integrar este grupo em específico”, afirmou a gerente de ações estratégicas da FMS, Ayla Calixto.


Agora, são 16 UBSs voltadas para síndromes gripais. Nessas unidades de saúde o paciente com sintomas semelhantes aos da infecção pelo novo coronavírus passam pela consulta médica, fazem o teste da doença e posteriormente recebem o tratamento necessário de acordo com seu diagnóstico.

Confira a lista atual das UBS com atendimento exclusivo para síndromes gripais:

Zona Sudeste:

UBS Carlos Alberto Cordeiro (Dirceu II)
UBS Todos os Santos
UBS Novo Horizonte
UBS Redonda
Zona Norte:

UBS Santa Maria da Codipi
UBS Real Copagre
UBS Karla Ivana
UBS Mafrense
Zona Leste:

UBS Gurupi
UBS Taquari
Zona Sul:

UBS Parque Piauí
UBS Hugo Prado
UBS Monte Castelo
UBS Irmã Dulce
UBS São Pedro
UBS Betinho
Colapso na saúde
O Comitê de Operações Emergenciais (COE), da Prefeitura de Teresina, emitiu uma recomendação à Fundação Municipal de Saúde (FMS) para aumentar as medidas restritivas, com o funcionamento somente dos serviços essenciais.

A entidade afirmou que a pandemia da Covid-19 no município encontra-se em fase de aceleração descontrolada, com risco de colapso assistencial.

No documento, o COE destacou a necessidade de aumentar as medidas restritivas, com um Distanciamento Social Ampliado (DSA) e funcionamento apenas dos serviços essenciais.
Tags: UBSs para atendiment - Covid-19

Fonte: globo �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FIEPI
Publicidade FSA