O detento Pablo Wilkson de 23 anos foi morto nesta terça-feira (21) durante o banho de sol na Casa de Custódia José Ribamar Leite, localizado na Br 316, zona sul de Teresina. O motivo teria sido briga com outros internos. O corpo encontra-se com várias perfurações na região do tórax, as armas utilizadas foram ferros retirados da estrutura do presídio. Essa é a quarta morte em menos de um mês.
Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Justiça não há motim, mas a Tropa de Choque foi chamada devido ao clima tenso, ela afirma ainda que o preso, acusado de latrocínio, ao chegar à Casa de Custódia em fevereiro, afirmou não possuir rixa com nenhum outro interno, podendo ser colocado em qualquer pavilhão.
O diretor administrativo do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), Cleiton Holanda, o clima no presídio é tenso. “A forma foi a mesma dos outros, perfurações com barra de ferro, a novidade é que com o mutirão os presos deviam estar mais calmos esperando o julgamento, essa morte só mostra que a superlotação não é o problema principal, a situação é muito delicada”, afirma.