Piaui em Pauta

-
-
Nos dias 3 e 4 de junho quem sedia o evento é o município de Curimatá, que prest

Fórum Regional para PCDs reúne mais de mil pessoas por edição

Publicada em 01 de Junho de 2016 �s 10h10


  												Fórum Regional de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência em Picos						 (Foto:Ascom Seid)					Fórum Regional de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência em Picos (Foto:Ascom Seid)

O Fórum Regional de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência – Todos Pela Inclusão, reúne, em todas as suas edições, mais de mil pessoas. O evento, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Inclusão para a Pessoa com Deficiência (Seid), leva aos municípios prestação de serviços, orientações e debates sobre os direitos das PCDs (Pessoas com Deficiência).

Realizado a nível regional desde 2004, o fórum surgiu da necessidade de expandir informação sobre as PCDs, que, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), representam 27,59% da população. Em doze anos de existência, o evento já passou pelos 224 municípios do estado e segue para mais uma edição, desta vez contemplando a cidade de Curimatá e território da Chapada das Mangabeiras, que engloba mais de 26 cidades.

No evento, que aserá realizado entre 3 e 4 de junho, no Centro Estadual de Tempo Integral Desembargador Amaral, serão disponibilizados serviços de saúde, educação, assistência social, empreendedorismo, trabalho, previdência e defensoria pública. Durante o fórum, os participantes também podem conferir as palestras, oficinas e outras atividades no sentido de levar informações e serviços à pessoa com deficiência, familiares, educadores, gestores públicos e sociedade em geral.

Em 2016, o fórum passou pela sub-região do Meio Norte, sediado em Barras, pela microrregião Alto Médio Canindé, onde a sede do evento foi em São João do Piauí e pela macrorregião de Picos. Em todas as localidades, a Seid articula e mobiliza, principalmente, as prefeituras, secretarias de Assistência Social, de Educação e de Saúde a fim de expandir as políticas públicas para as PCDs, colocando o Piauí como referência nesse quesito.

Com a realização dos fóruns, as pessoas com deficiência têm se mostrado mais esperançosas e interessadas em fazer valer os seus direitos. “Temos visto um grande avanço no que diz respeito às políticas públicas das PCDs. Fomentar a inclusão social e profissional dessas pessoas também é uma prioridade do evento. Queremos tornar público o debate da acessibilidade universal, não somente de rampas, mas uma acessibilidade que contemple as diferentes necessidades das pessoas”, destaca o secretário da Seid, Mauro Eduardo.

O fórum também conta com participação de representantes da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Um destaque em âmbito nacional foi a aprovação, no início deste ano, da Lei Brasileira de Inclusão (LBI). A medida afirma autonomia e a capacidade de igualdade de cidadãos com alguma deficiência e com as outras pessoas.

As inovações trazidas pela LBI resultam em avanços em lei e ações públicas voltadas para direitos civis, inclusão escolar e maior penalização para discriminação, abandono e exclusão, além de progressos na garantia da cidadania desportiva e de participação na administração pública.



» Siga-nos no Twitter

Tags:

Fonte: Governo do Estado �|� Publicado por:
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FIEPI
Publicidade FSA