Publicada em 01 de Junho de 2015 �s 11h19
Oito alunos do curso de Técnico em Informática do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) participam de estágio de 38 dias na Fundação Cultural do Piauí (Fundac). Os jovens estão no último módulo do curso, no Caic Balduíno, zona Leste de Teresina, e foram distribuídos nos diversos setores da Fundação, onde vão desenvolver atividades aprendidas em sala de aula.
Segundo o orientador da 20ª Gerência Regional de Educação (GRE), professor Fabrício Carvalho, esse é o primeiro contato prático dos alunos, que passaram por dois anos de curso no Pronatec. “Eles virão à Fundac para ampliar seu aprendizado, colocando em prática tudo que foi ensinado em sala de aula. Serão 38 dias de estágio podendo ser prorrogado pela instituição para permanecer até no máximo dois anos”, explica.
Para a jovem Leide Anne Silvestre, 17 anos, a experiência será uma grande oportunidade de qualificação profissional e para o enriquecimento do currículo. Leide já terminou o terceiro ano do ensino médio e espera cumprir com dedicação o novo desafio. “Estamos no último módulo que termina em setembro desse ano e estou querendo cada vez mais aprender e poder me identificar bem com as pessoas aqui. Quero compartilhar conhecimento com os funcionários daqui e levar isso para o resto de minha vida”, diz a estudante.
Os alunos terão a supervisão direta do Pronatec em seus estágios. O professor Garcia Júnior ficará responsável por avaliar os dias de estágio obrigatório dos alunos. Além da frequência, os novos técnicos em informática serão avaliados quanto ao conteúdo ensinado pelos professores. Na Fundac, os jovens utilizarão conhecimentos básicos em informática, como uso de planilhas em Excel e textos e tabelas no Word, e outras funcionalidades do Windows.
“Duas vezes por semana estarei aqui para supervisionar e avaliar o estágio deles, pois isso conta nota. Mas a Fundac pode aproveitá-los em outras atividades da instituição, com isso eles poderão aprender novas tarefas e ser multifuncionais, característica que o mercado exige muito hoje em dia”, explica Garcia Júnior.