Publicada em 02 de Junho de 2015 �s 11h27
A presidente interina da Fundação Cultural do Piauí (Fundac), Jacemia Dantas, acompanhada do coordenador de Artes, Vitor Sampaio, participam, desde a última segunda-feira (01), em Brasília, do Seminário Internacional de Sistemas de Cultura: Política e Gestão Cultural Descentralizada e Participativa. O evento é organizado pela Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura (SAI/MinC) e conta com a participação de representantes de todos os estados do Brasil, mais o Distrito Federal, além de países como Colômbia, Espanha, França e Uruguai.
A cerimônia de abertura, que aconteceu no Memorial Darcy Ribeiro, da Universidade de Brasília (UnB), contou com a presença do ministro da Cultura, Juca Ferreira, autoridades e dirigentes do MinC.
Para a presidente da Fundac, Jacemia Dantas, o evento é uma oportunidade dos técnicos da Fundac aprofundarem seus conhecimentos tomando por bases exemplos de outros estados, que já deram início a construção aos seus planos estaduais. O seminário também serve para outros países tomarem como referência alguns pontos do Sistema Nacional de Cultura Brasileiro (SNC), que tem se mostrado exemplo na busca por um sistema democrático e participativo.
"O Seminário é um processo de análise e discussão sobre o sistema que está sendo desenvolvido no Brasil e de outros países como Colômbia, Espanha, França e Uruguai. Todas essas informações irão servir de base e modelo para a construção do nosso Plano Estadual de Cultura", diz Jacemia.
O Seminário Internacional acontece até quarta-feira (03).