Piaui em Pauta

-
-
General Décio dos Santos Brasi

General Décio dos Santos Brasil é nomeado Secretário Especial do Esporte do governo federal.

Publicada em 29 de Abril de 2019 �s 18h34


O Ministério da Cidadania nomeou nesta segunda-feira, 29, o general Décio dos Santos Brasil como o novo Secretário Especial do Esporte do governo federal. A publicação foi feita no Diário Oficial do mesmo dia, em publicação assinada pelo Presidente Jair Bolsonaro e o Ministro da Cidadania Osmar Terra. Décio substitui outro general, Marco Aurélio Vieira, que ficou no cargo por pouco mais de três meses e foi exonerado.

» Siga-nos no Twitter

Nas últimas semanas, a pasta vinha sendo ocupada interinamente por Washington Cerqueira, o "Coração Valente", ex-jogador de futebol e Secretário Nacional de Esporte e Lazer. Décio dos Santos Brasil deixou o Exército em fevereiro do ano passado, após 42 anos. Ele foi vice-chefe do departamento de cultura e educação e foi chefe do centro de capacitação física.

Décio dos Santos Brasil já vinha acompanhando de perto a Secretaria Especial do Esporte. Ele esteve no Rio de Janeiro no dia 20 de abril, ao lado do presidente da Autoridade de Governança do Legado Olímpico (AGLO), Paulo Márcio Mello. A saída de Marco Aurélio Vieira aconteceu após queda de braço com o Ministro da Cidadania Osmar Terra. Marco Aurélio vinha perdendo espaço e não conseguia nomear para cargos importantes pessoas de sua confiança. Foi ficando esvaziado e na última semana foi exonerado do cargo.

Rumores já indicavam a possível exoneração. No dia 8 de abril, o general Marco Aurélio Vieira esteve reunido com o presidente, Jair Bolsonaro, sem a presença do ministro. Especula-se que as mudanças na pasta façam parte de um movimento do governo para ampliar a base partidária no Congresso e, assim, chegar ao número de votos necessários para a reforma da previdência. General da reserva do Exército desde 2002, Marco Aurélio foi diretor-executivo de operações da Rio 2016, além de ter participado do planejamento e da execução do revezamento da tocha olímpica pelas cinco regiões brasileiras.

Na "primeira linha" de cargos da Secretaria Especial do Esporte ainda está vago o Secretário Nacional de Alto Rendimento. O pastor evangélico João Manoel Santos Souza (MDB-MA) será o escolhido, mas seu nome ainda não foi nomeado no Diário Oficial. Ele tem relações com a família Sarney e não tem histórico no esporte, o que trouxe insatisfação de atletas e ex-atletas nas redes sociais.

Tags: General Décio dos - O Ministério

Fonte: globo �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FIEPI
Publicidade FSA
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)