Publicada em 02 de Fevereiro de 2015 �s 16h00
O governador Wellington Dias foi à Assembleia Legislativa do Piauí, nesta segunda-feira (2), onde fez a leitura de sua Mensagem e destacou, entre várias áreas, a Saúde. O discurso foi acompanhado pelo secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa.
Entre os pontos destacados, o governador falou sobre a situação encontrada pela atual gestão na Saúde. “Toda a infraestrutura sucateada e uma situação de carência dos componentes mais elementares para a realização das atividades nos hospitais, como equipamentos médicos, medicamentos e material de limpeza”, frisou.
Wellington destacou que uma medida tomada pela atual gestão está sendo a revitalização da Saúde em todo o Piauí, “inclusive como meio de reafirmar a nossa posição de importante polo regional, referência em saúde de qualidade”.
Para o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, a prioridade é dar atenção especial à Rede de Urgências e Emergências (RUE) e à Rede Cegonha. “O processo de regionalização das unidades hospitalares é outro tema que também será desenvolvido na nossa gestão, além de Redes de Atenção Psicossocial, de Atenção à Pessoa com Deficiência e de Atenção as Doenças Crônicas.
Tendo em vista que o déficit de atendimento em cidades do interior sobrecarrega as principais cidades do Estado, principalmente Teresina, o governador destacou a descentralização dos serviços nas macrorregiões piauienses, contemplando a média e alta complexidades. “Aumentaremos o financiamento e os investimentos em Saúde, através da alocação de recursos estaduais para as regionais de saúde, segundo as dimensões regionais e municipais, definindo tetos financeiros para a programação das ações e serviços da Atenção Básica, Secundária e Terciária”, declarou o governador.
Segundo ele, assim, o Piauí terá maior capacidade de enfrentar os desafios mais urgentes na área da saúde, principalmente os relativos ao processo de envelhecimento populacional e às causas externas de morbidade e mortalidade, notadamente aquelas que decorrem de homicídios e dos acidentes de trânsito em todo o Estado.