Piaui em Pauta

-
-
Governador discute projetos su

Governador discute projetos sustentáveis com agência francesa.

Publicada em 22 de Maio de 2019 �s 22h49


O governador Wellington Dias esteve, nesta quarta-feira (22), em Brasília, com representantes da Agência Francesa de Desenvolvimento para tratar sobre o projeto Ativos Verdes. A deputada federal Margarete Coelho e o diretor-geral da agência, Philippe Orliange, participaram da audiência.

» Siga-nos no Twitter

“O Piauí tem um compromisso com o Acordo de Paris, com o trabalho voltado para a redução dos efeitos das mudanças climáticas. Somos, fora da Amazônia, um dos estados com maior área ativa natural. Temos uma grande responsabilidade em lidar com esse tema. Temos uma equipe integrada, composta por Semar, Sefaz e Seplan, e aqui encontramos na agência uma parceira interessada em nos ajudar a estruturar um programa voltado para fazer acontecer: o programa Ativos Verdes do Piauí”, disse o governador.

Wellington destacou ainda o programa de barragens sucessivas e revitalização das matas ciliares de rios, que dará a condição de condução para as populações ribeirinhas, recarga de água do subsolo do lençol freático e condição especial da estruturação dos parques. “Isso resulta numa linha de financiamento que também ajuda no desenvolvimento, que permite gerar emprego, renda e fazer o desenvolvimento acontecer. O lado bom é que isso pode ser feito com ou sem aval da União. Agora vamos encaminhar a carta consulta e buscar agilizar este financiamento”, afirmou Dias.

Para a deputada federal Margarete Coelho, “o Piauí é um dos estados brasileiros que tem observado o Acordo de Paris e dialoga nesses termos de fazer investimentos e, principalmente, dando contrapartida, em programas sustentáveis que são muito importantes para o estado. Temos uma área preservada significativa e queremos manter essas florestas em pé e trazendo benefícios. Isso traz desenvolvimento sustentável e faz com que o estado possa obter vantagens por essa sua condição”.

A Agência Francesa de Desenvolvimento financia, acompanha e acelera transições rumo a um mundo mais justo e sustentável. São mais de 4.000 projetos na França e em 115 países comprometidos com o desenvolvimento sustentável.

Ativos Verdes

O programa do Governo do Estado segue às normas estabelecidas pelo Protocolo de Paris, que prevê que os países signatários, incluindo Brasil e Portugal, devem desenvolver ações para diminuição da emissão de gases que provocam o efeito estufa. Uma das formas de combater esse reflexo da natureza é evitar o desmatamento e proteger as áreas nativas em todo o mundo.

As áreas públicas inventariadas e protegidas institucionalmente por meio de leis que garantem a criação de parques estaduais e estações ecológicas podem assim se transformar em "créditos de floresta" para outros países e empresas que firmaram acordos internacionais pela preservação ambiental e pela redução do efeito estufa.

Autoria: Aline Medeiros e Lorenna Costa


Tags: Governador discute - O governador Welling

Fonte: Governo do Estado do Piauí �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FIEPI
Publicidade CORONAVIRUS
Publicidade FSA