Publicada em 22 de Maio de 2013 �s 10h16
A partir do fim do mês de abril, o governador Wilson Martins deu início ao processo de entrega dos ônibus escolares aos municípios piauienses, tanto no Norte, quanto no Sul do Estado. Nas próximas quinta-feira (23) e sexta-feira (24), Wilson entregará mais dez ônibus para municípios localizados na região Sul, sendo eles: Baixa Grande do Ribeiro, Ribeiro Gonçalves, Sebastião Leal, Marcos Parente, Landri Sales, Guadalupe, Jerumenha, Bertolínia, Pajeú do Piauí e Manoel Emídio.
A entrega dos ônibus faz parte do Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar (Peat), implantado pelo Governo do Estado. Até o fim do mês de junho, 206 cidades que aderiram ao Peat receberão ônibus novos, contabilizando um investimento da ordem de R$48 milhões. Com a aquisição e entrega desses transportes, somados aos ônibus já existentes nos municípios, a Rede de Transporte Geral chegará a transportar mais de 33 mil alunos diariamente no Estado. “Esse investimento repercute diretamente na melhoria da qualidade do transporte escolar, aumento da fiscalização e controle sobre o serviço prestado, além de reduzir os custos com o transporte escolar”, ressalta Wilson Martins.
O Governo do Estado, através da Secretaria da Educação e Cultura (Seduc), fará a aquisição de uma frota de 225 ônibus e 70 mil bicicletas, contemplando todos os municípios do Piauí. Atualmente, o Governo assegura transporte escolar para cerca de 40 mil alunos em todo o Piauí. Até o ano passado eram gastos R$50 milhões só com transporte terceirizado. Após a implantação do Peat, espera-se uma redução de 50% desses custos e uma melhoria efetiva nos serviços prestados aos alunos.
Para o secretário da Educação, Átila Lira, o mais importante dessa política é garantir que todos os alunos do Piauí tenham acesso à Educação com segurança e qualidade. “A nova frota de ônibus e bicicletas que estamos entregando às prefeituras vai garantir um melhor acesso dos nossos alunos à Educação. Com isso conseguimos reduzir também os índices de evasão escolar, o que é fundamental para a continuidade do processo educacional”, destaca.