Publicada em 21 de Novembro de 2013 �s 11h00
O governador Wilson Martins visitou, na manhã desta quinta-feira (21), as obras de duplicação da rodovia BR-316, na saída Sul para Demerval Lobão, uma das seis grandes obras do Programa de Mobilidade Urbana executadas em Teresina. Além da duplicação da BR-316, o Governo do Estado também trabalha na ampliação da ponte Juscelino Kubitschek, na avenida Frei Serafim, e no rodoanel, (Secretaria de Transportes), na duplicação da rodovia BR-343, na nova ponte do bairro Ilhotas e o elevado da avenida Miguel Rosa, obras executadas pelo DER-PI.
O Governo do Estado investe cerca de R$500 milhões nessas obras, para acabar com o transtorno de quem chega ou sai de Teresina por via terrestre, principalmente as pessoas que são obrigadas a viajar diariamente e têm que passar até 40 minutos para percorrer pouco mais de cinco quilômetros de rodovia.
Acompanhado do diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem, Severo Eulálio, e dos secretários Wilson Brandão (Governo) e Átila Lira (Educação) e do coordenador de Comunicação, Fenelon Rocha, Wilson Martins percorreu a pé um trecho da duplicação - melhoramento e restauração - da rodovia BR-316, obra orçada em R$71.837.073,59, oriundos do Programa Proinveste e do Governo do Estado.
Com extensão de 8,42 Km, a duplicação compreende ainda a construção de três viadutos e duas passarelas para pedestres.
Hoje, 100 operários e várias máquinas pesadas executam os serviços no trecho próximo ao posto da Polícia Rodoviária Federal, onde o grande número de postes de energia, os cabos de fibra ótica e as adutoras de água nas laterais da pista tem dificultado o trabalho.
Outras obras
O DER-PI também faz a terraplanagem para a duplicação da BR-343, numa extensão de 9 km, que vão custar R$38.357.654,24 - recursos do Proinveste e do tesouro estadual.
Na Avenida Miguel Rosa, operários concluíram a sondagem de solo para a construção de um elevado rodoviário com rotatória sobre a BR-316, no cruzamento das avenidas Miguel Rosa com Getúlio Vargas.
O viaduto, com extensão de 330 metros em pista dupla com duas faixas de tráfego em cada sentido, está orçado em R$16.089.165,00 - recursos do Programa Pró-desenvolvimento II e do Governo do Estado. “Com base nessa sondagem é que os engenheiros definem onde as fundações serão construídas”, explicou o diretor do DER-PI.
As obras da nova ponte da Ilhotas, paralela à Ponte Wall Ferraz, também foram iniciadas há duas semanas. Os operários trabalhavam na concretagem das fundações.
A ponte, em estrutura mista de concreto e aço, terá extensão de 250 metros e três pistas de rolamento e vai custar R$25.934.378,98, com recursos do Pró-Desenvolvimento II e do Governo do Estado.