Piaui em Pauta

-
-
Governador participa da abertu

Governador participa da abertura do Fórum de Secretários de Agricultura.

Publicada em 14 de Julho de 2016 �s 11h52


O secretário do Desenvolvimento Rural do Piauí, Francisco Limma; secretários de Agricultura e representantes de instituições, movimentos sociais e órgãos governamentais participaram, nessa quarta-feira (13), de reuniões técnicas do 6° Fórum de Secretários de Agricultura do Nordeste e de Minas Gerais, realizado pela primeira vez no Piauí. A abertura oficial do evento será nesta quinta-feira (14).

» Siga-nos no Twitter

O secretário de Agricultura de Minas Gerais, Neivaldo Lima, reconhece o avanço do estado que sedia o fórum, avalia que o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) tem uma grande contribuição no desenvolvimento do setor na região Nordeste e acrescenta que quer levar a experiência positiva para Minas Gerais afim de obter os mesmo resultados.

Representante do estado de Sergipe, o secretário de Agricultura e Piscicultura, Esmeraldo Leal, avalia que, nesse debate em torno de um tema que move a Agricultura nestes estados, irá contribuir inicialmente com o assunto que foi tema de discussão no último encontro dos gestores em Sergipe, que foi o acesso à terra e a regularização fundiária e disse ainda que espera sair mais fortalecido ao final da edição do evento no Piauí.

O secretário Francisco Limma ressaltou a preocupação com a suspensão de chamadas e contratos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), assunto de relevância e que será motivo de debate durante a realização do fórum. O gestor disse que esse é objetivo do encontro, “a articulação, a troca de experiências e o momento de traçar estratégias para atuação conjunta em busca de um resultado para um melhor desenvolvimento rural, sustentável e solidário, com foco na Agricultura Familiar” disse Limma.

O gestor da SDR acrescentou ainda que são muitos os desafios e que todos serão abordados no fórum. Limma concluiu anunciando que um dos tópicos da apresentação da SDR, nesta quinta-feira (14), será sobre a experiência exitosa no estado, de avanço na comercialização, adotada pelas Centrais de Cooperativas e já em evolução, chamada pelos técnicos de modelagem de parceria público privada comunitária.

O 6° Fórum Regional dos Gestores Responsáveis pelas Políticas de Apoio à Agricultura Familiar do Nordeste e de Minas Gerais será aberto em solenidade que contará com a presença do governador Wellington Dias nesta quinta-feira (14), às 8:30, no Luxor Hotel.

A programação, que inclui plenária e mesa redonda com participação de representantes, entidades e órgãos internacionais como Asa, Contag, CAF, Bird e Fida, prossegue durante todo o dia e encerra na sexta-feira (15).
Tags: Governador participa - O secretário do

Fonte: Governo do Estado �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FIEPI
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FSA