Piaui em Pauta

-
-
Governador participa de 1ª ass

Governador participa de 1ª assembleia do Consórcio Brasil Verde.

Publicada em 14 de Março de 2023 �s 13h11


O Governador Rafael Fonteles participou, nesta segunda-feira (13), por videoconferência, da primeira assembleia do Consórcio Brasil Verde, colegiado que reúne 21 governadores. Na oportunidade, onze dos 21 estados signatários ratificaram o protocolo de intenções por meio de leis aprovadas em suas Assembleias Legislativas – incluindo o Estado do Piauí. Ao final do encontro, também foram aprovados o primeiro estatuto e o contrato de rateio dos consorciados, definindo, assim, as diretrizes econômicas, financeiras e institucionais da entidade.

» Siga-nos no Twitter

Na ocasião da primeira assembleia, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, foi eleito presidente do consórcio e teve a definição dos governadores que coordenarão cada bioma: Ratinho Júnior (Paraná), do bioma Mata Atlântica; Tarcísio de Freitas (São Paulo), bioma Cerrado; João Azevedo (Paraíba), bioma Caatinga; Eduardo Riedel (Mato Grosso do Sul), bioma Pantanal; Gladson Cameli (Acre), bioma Amazônia; e Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), bioma Pampa.

Rafael Fonteles destacou a importância do Consórcio Brasil Verde. “Esse consórcio será muito importante na soma de esforços dos governos estaduais para preservação do meio ambiente e também para alinhar as ações com as melhores práticas internacionais”, comentou o governador, lembrando da importância do Brasil, para o mundo, na preservação dessa biodiversidade.

O governador também destacou que, por meio do estatuto aprovado, ficou definido que haverá uma contribuição de cada um dos estados membros. “Uma forma de ter a presença dos Estados, no Brasil e no mundo inteiro, defendendo os seis biomas do Brasil”, disse o gestor.

Entre as principais metas do Consórcio Brasil Verde estão a de obter recursos financeiros externos, a formalização de parcerias e troca de experiência por meio do compartilhamento de boas práticas. Além de promover ações coordenadas entre os estados subnacionais, governos, empresas e sociedade civil para enfrentar os desafios das mudanças climáticas e alcançar as metas do Acordo de Paris.

Tags: Governador participa - O governador Rafael

Fonte: CCOM �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FSA
Publicidade FIEPI