Piaui em Pauta

-
-
Governador trata de fruticultu

Governador trata de fruticultura e reativação do Ceraqua com chefe-geral da Embrapa.

Publicada em 25 de Setembro de 2017 �s 22h45


O governador Wellington Dias, acompanhado do secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Francisco Limma, reuniu-se nesta segunda-feira (25) com o chefe geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o agrônomo e pesquisador Luís Fernando Leite. Na ocasião, foram tratadas parcerias para pesquisas e eventos na área da apicultura, aquicultura e pesca, além de pautas relacionadas à fruticultura típica piauiense.
Para a área do manejo de abelhas e mel, está prevista cooperação entre o governo e a Embrapa para simpósio científico sobre a atual perda de abelhas no território brasileiro. O evento que ocorre entre os dias 16 e 18 de outubro, no Hotel Arrey, em Teresina, conta com a participação de instituições como Ministério do meio Ambiente, o Sebrae, e o setor produtivo.
“As abelhas são importantes polinizadoras responsáveis pela produção de alimentos hoje no mundo. Temos vários problemas com relação a manutenção dessas abelhas principalmente pelo uso excessivo de agroquímicos, agrotóxicos e pelas mudanças climáticas. Dependendo da região do país ou do mundo você tem uma perda significativa desses enxames. No caso do estado do Piauí basicamente essa perda de abelhas tem sido referenciada pelo aumento da temperatura, elas têm migrado para outras regiões mais frias”, explicou Luís Fernando.
Um outro evento que será realizado através da parceria Estado-Embrapa é a Reunião Nordestina de Ciências do Solo que vai ocorrer de 26 a 29 de novembro, com foco na segurança alimentar e na recuperação de áreas degradadas. A reunião regional será realizado no Blue Tree Towers Rio Poty, também em Teresina.
Reativação do Ceraqua
A agenda com a Embrapa tratou ainda da reativação do Centro de Referência em Aquicultura e Recursos Pesqueiros (Ceraqua). “Nosso objetivo é abrir o Ceraqua, através de parcerias com a Universidade Federal, através do curso de Engenharia de Pesca e Biologia Marinha, dando as condições de viabilizar essas atividades de pesquisa”, afirmou o governador Wellington Dias
Fruticultura
Foram tratados também sobre projetos que estão sendo elaborados e estabelecidos para a região de São João do Piauí, Conceição do Canindé, para os Tabuleiros Litorâneos e Platôs Guadalupe, interligando esforços do governo e da Embrapa. “Para que a gente possa não só desenvolver projetos de pesquisa como também a capacitação de técnicos do Emater nessa agenda de fruticultura”, revelou o chefe-geral Luís fernando.
Cajá
Existem vária fruteiras exóticas estudadas pela Embrapa e no Piauí a ideia é de, com o apoio da Fapepi, criar uma agenda de pesquisa e capacitação para o cajá no estado. A ação visa combater os vários problemas enfrentados hoje para a produção da cultura, principalmente relacionado a patologias.
Autoria: Valmir Macêdo

» Siga-nos no Twitter

Tags: Governador trata de - O governador Welling

Fonte: Governo do Estado do Piauí �|� Publicado por: Claudete Miranda
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FSA
Publicidade FIEPI