Piaui em Pauta

-
-
Os secadores serão destinados inicialmente para os municípios de Campo Maior e C

Governo adquire secadores solares para produtividade da carnaúba

Publicada em 27 de Agosto de 2013 �s 12h00


  												Secador solar de carnaúba						 (Foto:Divulgação)					Secador solar de carnaúba (Foto:Divulgação)

O Estado do Piauí tem a extração vegetal da carnaúba como uma das atividades de grande relevância para o Estado, no que diz respeito à extração do pó e no aproveitamento da carnaúba. Para que essa produção se torne mais eficiente e com maior reaproveitamento do produto, o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet), adquiriu recentemente 20 secadores solares móveis, com o objetivo de aumentar em 30% a produtividade da palmeira no estado.

Os secadores solares serão destinados inicialmente para os municípios de Campo Maior e Coivaras, e custaram cerca de R$250 mil. Os equipamentos serão utilizados na secagem da palha da carnaúba e na proteção contra os raios solares e ventos.

De acordo com dados, cerca de 80% de toda a cera produzida da carnaúba é destinado ao comércio internacional. “A atividade ocupa aproximadamente 12 mil postos de trabalho em todo o Estado, gerando emprego e renda aos produtores da palmeira”, declara Warton Santos, secretário da Sedet.

Ainda segundo Warton Santos, gradativamente todos os 160 municípios do Estado produtores da carnaúba também irão receber os secadores solares móveis.

A produção da carnaúba corresponde a 21% das exportações do Piauí, e se configura entre os três principais produtos na pauta de exportações do Estado. O período da safra da carnaúba coincide com o corte das folhas que é feito no período seco (verão), variando de julho a dezembro, dependendo da região e da extensão do período sem chuvas.



» Siga-nos no Twitter

Tags:

Fonte: Governo do Estado �|� Publicado por:
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FIEPI
Publicidade FSA
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)