Piaui em Pauta

-
-
Uma audiência pública no município de São João do Piauí discutiu o projeto.

Governo apresenta projeto para revitalização do Rio Piauí

Publicada em 28 de Setembro de 2015 �s 08h27


  												Secretário Ziza Carvalho explica como será executado o projeto de revitalização do Rio Piauí.						 (Foto:Ascom Semar)					Secretário Ziza Carvalho explica como será executado o projeto de revitalização do Rio Piauí. (Foto:Ascom Semar)

Discutir com a população ações de revitalização do Rio Piauí no perímetro urbano de São João do Piauí. Este foi o objetivo de uma audiência pública realizada no último final de semana, no Centro Cultural Ministro Petrônio Portela, naquele município, localizado na região Sudeste do estado, a aproximadamente 450 km da capital Teresina. A reunião foi proposta pelo vereador Vilmar Leite e contou com grande participação de moradores da cidade.

“Este é um projeto piloto no Piauí, de iniciativa do governador Wellington Dias, onde iremos recuperar a mata ciliar de diversos rios que cortam o estado. Vamos começar pelo Rio Piauí em toda a extensão urbana de São João do Piauí, posteriormente desenvolveremos o mesmo trabalho nos rios Canindé, Itaim e Guaribas, na região semiárida, e também nas demais bacias hidrográficas do estado. Tenho certeza que esta será uma intervenção histórica no Rio Piauí, uma ação grandiosa para recuperar este importante manancial. Para isso, precisamos do apoio da população”, ressalta Ziza Carvalho, secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí.

O engenheiro Norbelino Lira proferiu palestra sobre a perenização do Rio Piauí. Em seguida, o superintendente de Recursos Hídricos da Semar, Romildo Mafra, explicou como se dará a revitalização. “A Secretaria de Meio Ambiente já realizou estudo das condições do rio, onde se determinou onde são as Áreas de Preservação Permanente (APPs), os pontos onde se concentram mais detritos e onde existem cercamentos. A Prefeitura de São João fará a limpeza do rio e, juntamente com a Semar, vai desenvolver um trabalho de educação ambiental junto às escolas do município. A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), que também é parceira neste projeto, disponibilizou 3.500 mudas de árvores nativas para serem plantadas nas margens do rio, ação que está prevista para o mês de novembro, por ocasião da Festa da Uva, com participação de estudantes.

O prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos Modesto, afirmou que “este é um compromisso que assumimos com o município, com o apoio determinante do Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, além do apoio da Codevasf. Não vamos desistir do nosso rio e faremos a sua revitalização.”

Estudantes, professores, vereadores e sociedade civil de um modo geral participaram ativamente da audiência pública, com indagações e sugestões sobre o modo como será realizado o processo de revitalização do Rio Piauí. Na avaliação do proponente da reunião, vereador Vilmar Leite, e dos gestores da Semar, o encontro foi bastante proveitoso e serviu como base para a realização do projeto.



» Siga-nos no Twitter

Tags:

Fonte: Governo do Estado �|� Publicado por:
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FIEPI
Publicidade FSA
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)