Piaui em Pauta

-
-
Herbert Buenos Aires discutiu a universalização dos serviços de água e esgoto co

Governo apresenta proposta para melhorar saneamento básico na região de Picos

Publicada em 19 de Novembro de 2015 �s 17h13


  												Proposta para melhorar saneamento básico 						 (Foto:Rossana Andrade)					Proposta para melhorar saneamento básico (Foto:Rossana Andrade)

Picos recebeu na manhã desta quinta-feira, 19, o diretor do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí, Herbert Buenos Aires, para discutir a universalização dos serviços de água e esgoto no Piauí e a transferência das operações da Agespisa para o Instituto. A reunião aconteceu no auditório do Sebrae Picos e contou com a presença dos prefeitos da região.

“O objetivo do encontro foi levar ao conhecimento dos prefeitos o planejamento que o Governo do Estado está desenvolvendo para enfrentar os déficits de saneamento no Piauí e, evidentemente, informar como será a transição das operações da Agespisa para Instituto. Se a ferramenta que temos hoje não está funcionando adequadamente, apresentamos as propostas do Governo para que os prefeitos reflitam e tomem a sua decisão”, explicou o diretor Herbert Buenos Aires.

O diretor apresentou dados que mostram a situação do saneamento no Estado, onde 67% dos piauienses têm água nas torneiras de casa, mas somente 7% da população urbana e rural têm atendimento de esgoto, de acordo com dados do Sistema Nacional de Informações de Saneamento - SNIS 2013.

Além disso, foram destacados os benefícios da mudança, mostrando a implementação do Instituto de Águas como uma ferramenta importante para o desenvolvimento de ações necessárias à resolução dos problemas de saneamento, especialmente a captação de recursos, tendo em vista que a Agespisa encontra-se impossibilitada de desenvolver tal ação.

“A autarquia poderá tomar recursos de financiamento de parceiros nacionais e internacionais; além de poder pleitear recursos do Orçamento Geral da União, de forma não onerosa para o Estado. As ações do Instituto permitirão reduzir os custos do sistema, já que não incidirá sobre as suas operações a mesma tributação que incide sobre a Agespisa”, destacou o diretor.

De acordo com o Plano Nacional de Saneamento Básico, a universalização dos serviços de água e esgoto deve acontecer até o ano de 2033. Para tanto, o investimento necessário é de cerca de R$ 3,9 bilhões, dos quais R$ 2,2 bilhões são para o interior do Estado.

Para o prefeito do município de Ipiranga, Zé Maria, a proposta do Instituto de Águas é a iniciativa que estava faltando para nortear os serviços de melhoria do saneamento no interior do estado.

Participaram da reunião os prefeitos de Campo Grande, Francisco Santos, Ipiranga, Itainópolis, Paquetá, Santo Inácio, Simões, Vila Nova e Monsenhor Hipólito, além de representantes dos municípios de Pio IX, Sussuapara e Dom Expedito Lopes.    



» Siga-nos no Twitter

Tags:

Fonte: Governo do Estado �|� Publicado por:
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FIEPI
Publicidade FSA
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)