Piaui em Pauta

-
-
O compromisso foi firmado durante o I Seminário de Políticas Públicas do municíp

Governo assina termo para beneficiar agricultura familiar em Altos

Publicada em 29 de Setembro de 2015 �s 08h32


  												Representantes do Governo, Prefeitura de Altos e do Incra assinam Termo de Compromisso para beneficiar agricultores familiares de Altos.						 (Foto:Ascom SDR)					Representantes do Governo, Prefeitura de Altos e do Incra assinam Termo de Compromisso para beneficiar agricultores familiares de Altos. (Foto:Ascom SDR)

O secretário do Desenvolvimento Rural do Estado, Francisco Limma, esteve, nessa segunda-feira (28), no município de Altos, participando do I Seminário de Políticas Públicas do município, onde, na ocasião, representou o Governo do Estado durante assinatura de Termo de Compromisso firmado entre o Governo, a Prefeitura e o Incra, este representado pelo superintendente do orgão, Oscar Procópio. Também estiveram no encontro, realizado no Ginásio Poliesportivo da Escola Afonso Mafrense, representantes de sindicatos e associações, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag) e Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf).

A prefeita de Altos, Patrícia Leal, agradeceu a participação de todos e ressaltou o quanto é importante a participação da Prefeitura nesse processo, afim de garantir os benefícios para os agricultores dos mais de 30 assentamentos do município, melhorando a produção e  estimulando o crescimento da economia local.

O superintendente do Incra, Oscar Procópio, ressaltou a importância do acordo, do acompanhamento do projeto pelos técnicos e do apoio da Secretaria do Desenvolvimento Rural para que as ações sejam bem sucedidas.

O delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Piauí (MDA), Marcelo Mascarenhas, explicou aos presentes como funciona, na prática, a parceria após a assinatura do Termo de Compromisso. O delegado informou que, nesta etapa, os assentados devem se cadastrar; aguardar as visitas técnicas, antes e depois da aprovação do Incra, e a liberação dos recursos; e o acompanhamento do projeto desde escolha da atividade até a comercialização.

A equipe técnica, com assessoria  técnica e extensão rural, vão visitar as áreas de assentamento do Incra para elaborar os projetos de acesso ao crédito fomento, no valor de R$ 6.400, e crédito fomento Mulher, no valor de  R$ 3.000, que possibilitará a essas famílias inicar uma atividade produtiva como cajucultura e ovinocaprinocultura.

O secretário Francisco Limma destacou que, "com a assinatura do termo e viabilização dos créditos Fomento e Fomento Mulher para os assentados de Altos, a expectativa é de que sejam disponibilizados, por meio do Incra, cerca de 5 milhões de reais para a Agricultura Familiar no município. E o Governo do Estado, por meio da SDR, faz sua parte entrando com a logística como mobiliário, veículos e outros equipamentos para a equipe técnica funcionar e apoiar a aplicação desse crédito para os assentados da reforma agrária”, pontuou.

Aproximadamente 600 pessoas, moradores dos assentamentos do município, participaram do encontro, onde já iniciaram a primeira etapa do projeto fazendo o cadastro das famílias. 



» Siga-nos no Twitter

Tags:

Fonte: Governo do Estado �|� Publicado por:
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FSA
Publicidade FIEPI
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade CORONAVIRUS