Piaui em Pauta

-
-
A meta do governador Wellington Dias é democratizar e descentralizar o acesso à

Governo define rumos da educação para os próximos 10 anos

Publicada em 01 de Junho de 2015 �s 12h20


Com o objetivo de definir os rumos da educação piauiense para os próximos dez anos, o governador Wellington Dias participou, na manhã desta segunda-feira (01), da abertura da III Conferência Estadual da Educação. O encontro contou com a participação da secretária da Educação, Rejane Dias; de professores, diretores, membros de conselhos escolares, alunos e pais de alunos e de autoridades estaduais.

A Conferência visa consolidar e validar propostas para o Documento Base de construção do Plano Estadual de Educação (PEE), que garante o direito dos cidadãos piauienses à educação. Além disso, o evento permite o planejamento de ações articuladas entre a União, o Estado e os Municípios para a implementação do PEE.

Segundo o governador Wellington Dias, o Piauí foi dividido em 11 territórios de desenvolvimento, com o intuito de compreender a importância de trabalhar cada região de acordo com as suas particularidades. “O que desejamos para o Piauí é qualidade na educação, para o desenvolvimento com modernidade. Pretendemos trabalhar os eixos da educação em cada um desses unidades, por isso esse planejamento é fundamental”, explica o governador.

Wellington Dias garante que, dentre as metas para a educação, estão investimentos em educação profissionalizante; descentralização da graduação superior e pós-graduação, através da implantação do Programa Universidade Aberta nos municípios; Ensino a distância e presencial para jovens e adultos e a estruturação da Universidade Estadual do Piauí em cada um dos 11 territórios. “Devemos descentralizar a educação, levando-a para os municípios, para que os moradores do interior possam ter acesso ao ciclo completo da educação sem ter que se deslocar para a capital”, enumera.

Dias enfatiza a necessidade de realizar a democratização do acesso ao ensino e de se promover uma educação inclusiva, que acolha pessoas com todos os tipos de deficiência e revela que esteve em Brasília buscando recursos para investimentos em mais escolas de tempo integral. “Estive no Congresso debatendo sobre a educação integral. A falta de recursos coloca uma limitação na implantação deste tipo de ensino”. 

A secretária da Educação, Rejane Dias, destaca que o PEE deve priorizar a qualidade na educação, como o aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, a garantia de condições para reduzir a evasão escolar e a valorização dos profissionais da educação, com a qualificação da gestão.  “Temos que aperfeiçoar a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. Já fizemos um convênio com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para dar suporte à educação infantil nos municípios. É importante cuidar da base, para que os alunos não cheguem ao Ensino Médio com deficiências”, conclui Rejane.



» Siga-nos no Twitter

Tags:

Fonte: Governo do Estado �|� Publicado por:
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FIEPI
Publicidade FSA