Piaui em Pauta

-
-
O equipamento converte documentos impressos em áudio para que o deficiente visua

Governo do Estado entrega primeiro scanner com voz no Piauí

Publicada em 29 de Maio de 2014 �s 17h21


  												Entrega do scanner de voz						 (Foto:Ascom Seid)					Entrega do scanner de voz (Foto:Ascom Seid)

Através da Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), o Governo do Estado entregou, nesta quinta-feira (29), um scanner com sintetizador de voz ao município de São Gonçalo do Piauí. O equipamento, que proporciona às Pessoas com Deficiência Visual o acesso ao mundo virtual, é o primeiro a ser entregue no Piauí.

O scanner com voz converte documentos impressos em áudio para que o deficiente visual tenha acesso ao seu conteúdo, usando reconhecimento óptico de caracteres (OCR) instalado no computador. Segundo a secretária, Larissa Maia, a máquina é uma poderosa ferramenta de inclusão deste público.

“O mecanismo facilitará o acesso a conteúdos didáticos e também ao mercado de trabalho. Para que haja inclusão, equipamentos como esse são indispensáveis tanto nas salas de aula quanto nas empresas, que precisam se adequar às necessidades das Pessoas com Deficiência. Capacidade há muita, no entanto, a adaptação é essencial para que possam ir além de suas limitações”, atenta a secretária.

Acompanhada do ex-secretário Romildo Macedo, Larissa Maia fez a entrega do equipamento e já se comprometeu a capacitar, através do Centro de Assistência Psicossocial (CAPS), os técnicos de São Gonçalo para o manejamento da máquina, que ficará disponível à população da cidade na biblioteca da Secretaria Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência. O órgão conta ainda com uma impressora Braille que converte textos eletrônicos para o Braille, formato de escrita e leitura tátil utilizado por Pessoas com Deficiência Visual.

Para Vitória Beatriz Pires, deficiente visual, a novidade poderá proporcionar a realização de um de seus sonhos. “Quero muito ler livros. Frequento uma fundação onde sempre me falam dos bons livros que existem por lá. Espero que o scanner e a impressora me dêem a oportunidade de ler alguns deles”, revelou a jovem de 23 anos.

Segundo a secretária Municipal de Inclusão, Raimunda Alves, as máquinas ficarão à disposição de outras cidades. “Nosso intuito é ajudar a maior quantidade de PCDs possível, pois sabemos das tamanhas dificuldades que elas possuem para poder ler, aprender e trabalhar. Em breve as duas ferramentas estarão ativas e melhorando a vida de muita gente”, disse.

São Gonçalo do Piauí é um dos municípios do Estado com maior índice de Pessoas com Deficiência. De acordo com os dados do Censo Demográfico de 2010, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 30% da população possui algum tipo de deficiência, em destaque a deficiência visual.

 



» Siga-nos no Twitter

Tags:

Fonte: Governo do Estado �|� Publicado por:
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FSA
Publicidade FIEPI