Piaui em Pauta

-
-
No estande do Governo foram distribuídos livretos com relatos sobre os destinos

Governo do Estado expõe os caminhos da fé na Expocatólica 2013

Publicada em 26 de Julho de 2013 �s 08h36


  												Folder O Caminho da Fé Passa Pelo Piauí						 (Foto:Paulo Barros)					Folder O Caminho da Fé Passa Pelo Piauí (Foto:Paulo Barros)

O Piauí é o estado com o maior número de católicos do Brasil, com 85,1% da população formada por fieis adeptos do catolicismo, segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além de um número expressivo de devotos, o estado também conta com várias manifestações de religiosidade, tais como festejos, procissões a ações individuais que ganham força em várias comunidades locais.

Partindo de característica tão marcante, o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual do Turismo (Setur) e da Coordenadoria Estadual da Juventude (Cojuv) está expondo os caminhos da fé piauiense em estande da Expocatólica – evento voltado para a divulgação das manifestações de fé no país, que está sendo realizada no Rio-Centro, na Barra da Tijuca. O evento acontece paralelo à Jornada Mundial da Juventude (JMJ). 

Quem passa pelo estande, tem a oportunidade de conhecer os destinos piauienses que possuem programação religiosa, além da arte santeira, que é outra característica marcante no Estado. Para exemplificar as tradições religiosas, estão sendo distribuídos no estante uma espécie de guia, intitulado de “O caminho da fé passa pelo Piauí”. O livreto reúne relatos sobre a Procissão do Fogaréu, em Oeiras, durante a Semana Santa, além de outras manifestações ao longo do ano. Também fazem parte da publicação relatos sobre o Santuário de Santa Cruz dos Milagres, Gruta da Betânia em Lagoa do Piauí e a caminhada da Fraternidade.

Para a jovem piauiense, Anária Moraes, tanto a Expocatólica, como a JMJ proporcionou um momento de intercâmbio com os jovens de outros Estados. “Foi um momento de  muita fé e oração, além de conhecimento, pois aqui tivemos a oportunidade de conhecer a cultura de outros Estados”, ressalta.

O evento contou com a apresentação de grupos musicais católicos e, apresentações culturais, exposições artísticas, dentre outros. A Banda Valor de PI foi uma das atrações. Cerca de 1.700 jovens piauienses participam do evento, que segue até o próximo domingo (28).

 



» Siga-nos no Twitter

Tags:

Fonte: Governo do Estado �|� Publicado por:
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FIEPI
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FSA