Piaui em Pauta

-
-
Governo do PI anuncia a compra

Governo do PI anuncia a compra de 10 mil kits de teste para Covid-19 e ampliação de leitos de UTIs.

Publicada em 23 de Março de 2020 �s 20h30


O secretário de saúde do Piauí, Florentino Neto, anunciou nesse domingo (22) a aquisição de 10 mil kits para diagnosticar o coronavírus no Piauí. Com o uso do material, será possível detectar a doença em até 4 horas.

» Siga-nos no Twitter

Segundo o secretário, também foram comprados 164 respiradores e Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como máscaras, luvas, álcool em gel, aventais. A previsão é que o material chegue até sexta-feira (27).

"Já estamos conseguindo fazer todos os exames para diagnóstico do Covid-19. Muitos estados ainda não conseguiram, mas nós dependemos de amostras que vêm do Ministério da Saúde. Para tanto, estamos comprando 10 mil testes que devem chegar na próxima sexta-feira. Tudo isso para dar mais tranquilidade a nossa população. Tomando medidas preventivas, de contenção populacional, estimulando o isolamento domiciliar, a paralisação de algumas atividades para que a gente possa conter a proliferação do vírus no Piauí", declarou o Florentino Neto.

Ampliação de leitos
Outra medida anunciada pelo governo foi a ampliação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Eles estarão distribuídos por todos os hospitais regionais do estado, conforme o secretário.

"Nós estamos atuando fortemente na área da assistência para que as pessoas possam recorrer a nossa rede. É dessa foram que nós estamos reservando leitos de internação clínica, ampliando leitos de UTIs para que a gente possa garantir o tratamento tanto clínico como de terapia intensiva", disse.

Serão 10 novos leitos no Hospital Natan Portela, 20 no Hospital Getúlio Vargas, 10 leitos no Hospital da Polícia Militar, 10 leitos na Maternidade Evangelina Rosa e 10 leitos no Hospital Infantil Lucídio Portela, somente em Teresina.

Já no interior serão instalados leitos extras de UTI no Hospital Justino Luz, em Picos (10 leitos); no Hospital Dirceu Arcoverde, em Parnaíba (5 leitos); no Hospital Cândido Ferraz, em São Raimundo Nonato (10 leitos); no Hospital Tibério Nunes, em Floriano (5 leitos) e no Hospital Manoel de Souza Santos, em Bom Jesus (10 leitos).

A Secretaria de Saúde também contará com 15 leitos de UTI no Hospital Universitário e 20 no Hospital São Marcos. Esta semana, a Prefeitura de Teresina anunciou o Hospital do Monte Castelo como hospital de referência na rede municipal.

Prevenção, contágio e sintomas

Lavar as mãos de forma correta, uso de álcool em gel, máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.

É importante também ficar atendo quanto às formas de transmissão do vírus e os sintomas.
Tags: Governo do PI - SASAPI

Fonte: globo �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FSA
Publicidade FIEPI
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)