Piaui em Pauta

-
-
Governo do Piauí adia solenida

Governo do Piauí adia solenidade da Batalha do Jenipapo como medida contra o coronavírus.

Publicada em 12 de Março de 2020 �s 23h56


O Governo do Piauí decidiu adiar a solenidade de comemoração aos 197 anos da Batalha do Jenipapo, a luta foi um marco na história da Independência do Brasil. A decisão levou em consideração as medidas de contenção à disseminação do coronavírus, Covid-19. O evento iria acontecer na sexta-feira (13) em um ginásio poliesportivo em Campo Maior, Norte do estado.

» Siga-nos no Twitter

No Piauí, a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí monitora seis casos suspeitos de coronavírus. Segundo o governo, a decisão também levou em consideração que este ano a solenidade iria acontecer em um ginásio poliesportivo, sendo este um local fechado e que acomodaria determinada aglomeração de pessoas, ambiente propício para a propagação de vírus respiratórios.

Nesta semana, o local da solenidade que sempre era realizada no Monumento aos Heróis do Jenipapo foi mudado pelo governo a fim de evitar problemas técnicos e estruturais devido às fortes chuvas. O evento foi transferido para o Ginásio Poliesportivo Governador Freitas Neto.

Na nota, o governo ainda informou, que no mesmo horário em que seria realizada a solenidade, haverá uma reunião de avaliação das medidas adotadas até o momento e um encontro com todos Diretores Clínicos e Gerais dos Hospitais Estaduais para discutir o Plano de Contingência do Piauí e apresentar medidas contra a propagação do Covid-19 no Piauí.


Batalha do Jenipapo

A cerimônia de comemoração de aniversário pelos 197 anos da Batalha do Jenipapo é realizada no dia 13 de março, com uma programação que envolveu missa em Ação de Graças, solenidade Cívico-Militar, entrega de medalhas e finalizando com apresentação da Peça Teatral "A Batalha do Jenipapo".

A Batalha do Jenipapo ocorreu às margens do riacho de mesmo nome, no dia 13 de março de 1823, a qual foi decisiva para a Independência do Brasil e consolidação do território nacional. Consistiu na luta de piauienses, maranhenses e cearenses contra as tropas do Major João José da Cunha Fidié, que era o comandante das tropas portuguesas, encarregadas de manter o norte da ex-colônia fiel à Coroa Portuguesa.

De um lado cerca 2.000 sertanejos armados com foices, facões, machados e outros instrumentos domésticos. Do outro, 1.600 soldados treinados e equipados com canhões e outras peças de artilharias comandados pelo major João José da Cunha Fidié.

O combate entre forças tão díspares resultou no massacre de cerca de 200 sertanejos em poucas horas. Mesmo derrotados, os sertanejos se apoderaram dos armamentos, munições e bagagem dos militares portugueses em um ataque surpresa. Esse “revide” foi fundamental para que Fidié se retirasse junto com suas tropas para Caxias, no Maranhão, onde ele foi preso após de um demorado cerco.

Tags: O Governo do Piauí - O Governo do Piauí

Fonte: globo �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FSA
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FIEPI