Piaui em Pauta

-
-
Governo do Piauí divulga proto

Governo do Piauí divulga protocolo para retomada de atividades nos órgãos estaduais.

Publicada em 04 de Junho de 2020 �s 17h14


Por meio da Secretaria de Administração e Previdência do Piauí (SeadPrev), o Governo do Estado divulgou, nesta quinta-feira (04), o protocolo destinado a gestores com medidas para a retomada dos trabalhos presenciais nos órgãos estaduais. O governo ainda não definiu data para reinício das atividades presenciais.

» Siga-nos no Twitter

Entre as medidas, o protocolo elaborado pela SeadPrev prevê controle de acesso nas entradas dos órgãos. Segundo a secretaria, as providências foram tomadas com base nas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Diretoria de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

Outras medidas adotadas:

Controle de acesso nas entradas dos órgãos estaduais;
Instalação de divisórias para garantir distanciamento de 1,5 m entre as pessoas;
Reforço da rotina de limpeza;
Instalação de dispensadores de álcool nos corredores e restrições à circulação de papéis.
“O nosso objetivo é proteger os servidores e a população que precisa de atendimento. Para manter o distanciamento, será necessário, em alguns casos, mudar a posição dos móveis, colocar divisórias, pensar na organização da entrada, de forma a evitar aglomeração. Tudo isso precisa ser feito antecipadamente”, explicou o secretário da SeadPrev, Merlong Solano.

A SeadPrev, junto com a Coordenadoria de Comunicação, criou uma cartilha virtual com orientações para que os servidores possam evitar a contaminação pelo novo coronavírus, além de implementação de cartazes informativos sobre a Covid-19 nos órgãos.

O Governo do Estado ainda não definiu a data para retorno das atividades, mas garantiu que o processo de reinício dos trabalhos será gradual, com grupos com expediente em casa e restrições de acesso para servidores do grupo de risco.

Decretos determinam distanciamento social
Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas. Aulas em escolas e universidades, a maioria das atividades comerciais, esportivas e de serviços em geral estão suspensas por tempo indeterminado.

Serviços essenciais como farmácias, postos de combustíveis e supermercados continuam mantidos mas estão regulamentados. O atendimento em clínicas, hospitais e laboratórios, assim como o funcionamento de escritórios de advocacia e contábeis também foram liberados mediante cumprimento de regras.

O uso de máscaras em locais públicos tornou-se obrigatório em todo o estado. Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.

Tags: Governo do Piauí - Por meio da Secretar

Fonte: globo �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FIEPI
Publicidade FSA