Piaui em Pauta

-
-
Governo faz alerta para aument

Governo faz alerta para aumento de mortes por Covid-19: 'Piauí pode perder 263 vidas em menos de 30

Publicada em 07 de Fevereiro de 2021 às 23h39


 O governo do estado fez um alerta na rede social sobre o aumento de mortes pelo novo coronavírus no Piauí. A postagem faz uma análise do número de óbitos em janeiro e a primeira semana de fevereiro, e chega a proporção que 263 pessoas perderão a vida em menos de 30 dias.

» Siga-nos no Twitter

"Fevereiro já somou 47 óbitos por Covid-19 nos 5 primeiros dias do mês. Nessa proporção, o Piauí pode perder 263 vidas em menos de 30 dias", diz a postagem.

Segundo os dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o mês de dezembro de 2020 fechou com 206 óbitos, enquanto janeiro de 2021 superou com 225 mortes provocadas pelo novo coronavírus.

Com os dados atualizados com o boletim desse sábado (6), fevereiro já registrou 54 mortes. Ao todo, os óbitos pelo novo coronavírus no estado chegam a 3.127 e casos confirmados somam 162.405.

Novo decreto
Para conter a disseminação da Covid-19 no estado e evitar um colapso na rede de saúde, o governador Wellington Dias (PT) publicou um novo decreto com restrições de funcionamento do comércio durante as prévias de carnaval. As restrições entraram em vigor no dia 26 de janeiro e seguem até dia 21 de fevereiro.

Missas e academias estão liberadas em novo decreto no Piauí; entenda as restrições
O novo decreto estabelece os seguintes horários de funcionamento:

Comércio e lojas em geral: 8h às 17h
Shopping Centers: 12h às 21h
Restaurantes e bares: até 23h, com proibições de shows, música ao vivo e som ambiente
O decreto determina ainda a suspensão, em todo o estado, da realização de festas ou eventos comemorativos do carnaval, incluindo prévias carnavalescas. Fica proibido o consumo de bebidas em locais públicos nos dias 30 e 31 de janeiro e nos dias 6, 7, 13, 14, 20 e 21 de fevereiro.

Aumento de leitos de UTI

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) anunciou a abertura de mais 50 leitos de UTI Covid. Eles foram distribuídos entre o Hospital Universitário (20), Hospital Getúlio Vargas (10), no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela (10) e no Hospital da Polícia Militar (10). O secretário estadual de saúde, Florentino Neto, não descartou a contratação de leitos na rede privada.

A ampliação de leitos é devido ao aumento no número de casos de Covid-19 e crescente ocupação de leitos de UTI, sendo que alguns hospitais chegaram a atingir 100% de ocupação nas últimas semanas. Em Teresina, a taxa ficou em 75%.
Tags: Governo faz alerta - O governo do estado

Fonte: globo  |  Publicado por: Da Redação
Comente através do Facebook
Matérias Relacionadas
Publicidade CORONAVIRUS
Publicidade FIEPI
Publicidade FSA
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade CORONAVIRUS - OZONT