Piaui em Pauta

-
-
Com a ideia de colocar em funcionamento o Cetam, governo entrega a reforma e ade

Governo Inaugura Obras de Reforma e Adequação do Cetam em Pedro II

Publicada em 26 de Maio de 2016 �s 18h22


  												Visita ao CETAM						 (Foto:Francisco Leal)					Visita ao CETAM (Foto:Francisco Leal)

Investir em qualificação profissional. Com essa ideia o governo do Estado do Piauí inaugurou nesta quinta-feira (26), na cidade de Pedro II, localizada na Mesoregião Centro-Norte do estado a 195 km de Teresina, a reforma e adequação do Centro Tecnológico de Artefatos Minerais - Cetam. Durante a solenidade, o governador Wellington Dias assinou um termo de cooperação técninca entre o governo estadual, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet), a prefeitura municipal da cidade, o governo Federal através dos  Ministérios da Integração Nacional, das Minas e Energia, da Ciência e Tecnologia e do Instituto Federal do Piauí (Ifpi), e em parceria com a Associação de Joalheiros e Lapidários de Pedro II.

As obras de reforma e adequação receberam recursos na ordem de R$ 93 mil reais com recursos oriundos do tesouro estadual. O governador Wellington Dias falou da importância da iniciativa para a região "é um centro que vai permitir através da educação revolucionar o desenvolvimento gerando crescimento econômico aqui em Pedro II, em Buriti dos Montes, ou seja,  em toda essa região", ressaltou Dias. A prefeita de Pedro II, Neuma Café falou de como a ação vai contribuir com a permamência dos jovens no município "queremos aqui que nossos jovens não precisem mais sair daqui em busca de emprego ou de qualificação, com investimentos como esse, eles podem ficar aqui na cidade", afirmou a gestora.

No Cetam, além das conhecidas opalas da região, outros tipos de minerais devem ser beneficiados no centro tais como pedras preciosas que são usadas na produção de joias e de artesenato. Segundo Wellington Dias "estamos dando um passo largo, assim como foi lá atrás em 2004, com os primeiros momentos da qualificação que permitiu a gente sair de uma fábrica para mais de 40. Agora vamos fazer com que essas fábricas tenham potencial para grande mercado do Brasil  e do mundo, é assim que o desenvolvimento de Pedro II e região", comentou o chefe do executivo estadual. A proposta do Centro Tecnológico de Artefatos Minerais é oferecer desde a Educação de Jovens e Aduldos profissionalizante (EJA), Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o Ensino Médio, o Ensino Superior e a Pós-Graduação.  



» Siga-nos no Twitter

Tags:

Fonte: Governo do Estado �|� Publicado por:
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FSA
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FIEPI