Piaui em Pauta

-
-
Serão 78 Unidades entre as obras já entregues, em execução ou em estágio de lici

Governo investe mais de 40 milhões em Unidades Básicas de Saúde.

Publicada em 22 de Novembro de 2013 �s 10h49


Governador entrega UBAS em Francisco Macedo						 (Foto:Kalberto Rodrigues/PK) Governador entrega UBAS em Francisco Macedo (Foto:Kalberto Rodrigues/PK)

O Governo do Estado investiu mais de R$40 milhões em Unidades Básicas Avançadas de Saúde (Ubas) para garantir atendimento de baixa e média complexidade nos municípios do interior. Com as obras já entregues, em execução ou em estágio de licitação, o Piauí contará com 78 Unidades, sendo 54 construções e 24 reformas com adaptação.

De acordo com o diretor de Infraestrutura em Saúde da Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi), Antonio Marcos Gonçalves, cada Ubas custa aproximadamente R$514 mil, entre obras e equipamentos. “A estrutura contempla sala para a realização de partos normais, em situações que não ofereçam riscos para a mãe e bebê, mesa de cirurgia, aspirador cirúrgico, material de esterilização, sala de vacina, farmácia, recepção, almoxarifado, sala de limpeza, sala de curativos, banheiros e sala de observação”, destaca.

De Norte a Sul do Estado, a população conta com dezenas de serviços de atenção básica, a exemplo de atendimentos odontológicos, vacinação e consultas. “Ressaltamos que o foco é a atenção básica, casos simples; não tem internação, apenas observação por até 24 horas”, esclarece o diretor.

A ação fortalece a rede de saúde que trabalha com prevenção e atendimento básico no interior do Piauí e, ainda, reduz o número de pacientes que se deslocam aos hospitais regionais de urgência e emergência e à capital em busca desse tipo de atenção. Nas Unidades Básicas de Saúde os profissionais ajudam no controle de doenças, como a hipertensão, tuberculose, diabetes e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).

Através da Secretaria de Estado da Saúde, o Governo do Estado financia a construção, reforma e ampliação, bem como os equipamentos, no entanto, a administração das Unidades é de responsabilidade da prefeitura de cada município.



» Siga-nos no Twitter

Tags: Governo investe mais - Governo investe mais

Fonte: Governo do Estado �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FSA
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FIEPI